in ,

Adolescentes criam fanzine para divulgar as demandas de moradores(as) da periferia de São José dos Pinhais

Adolescentes que participam das oficinas de educomunicação, no Centro da Juventude de São José dos Pinhais (PR), produziram um fanzine digital com matérias que tratam das principais reivindicações dos(as) moradores(as) do bairro Jardim Ipê. Os grupos foram divididos para conversar com diferentes públicos: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; a intenção era ouvir diferentes opiniões dos(as) entrevistados(as).

A atividade foi realizada na perspectiva educomunicativa, em Agosto de 2019. Os(as) adolescentes saíram a campo, produziram as fotografias com os próprios celulares, realizaram entrevistas com moradores(as) e depois voltaram para o laboratório de informática para digitar o texto, com a ajuda de algumas técnicas de redação como a do lide – estratégia nascida do jornalismo norte-americano, utilizada internacionalmente,  em que a notícia é da da forma mais direta e objetiva possível, respondendo às principais dúvidas do(a) leitor(a) logo de cara.

O zine tem 12 páginas e utiliza alguns recursos e linguagens gráficas de comunicação como a enquete, o box informativo com artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente que são correlacionados às matérias, fotos de making of, fotos de entrevistados(as) e dos(as) próprio(as) adolescentes entrevistadores (as), além de curiosidades  dos bastidores de produção das matérias e entrevistas.

Os(as) adolescentes participam de atividades de educomunicação entre os meses de Março e Outubro, tendo contato com diferentes linguagens de comunicação, como a fotografia, a redação, rádio e audiovisual. Os conteúdos abordados giram em torno da educação ambiental educação em direitos humanos e direitos da criança, do adolescente e da juventude.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Vídeo de animação ajuda a compreender os 5 direitos fundamentais da criança e do adolescente

Universo Educom entra no clima da Global Strike Climate 2019