in ,

Adolescentes criam vídeos para promover projeto de educomunicação

Adolescentes que participam das oficinas de educomunicação no Centro da Juventude de São José dos Pinhais (PR) criaram vídeos para divulgar diversas temáticas e também para dar visibilidade às suas ações, que estão divulgadas no site do projeto (o www.saojosedospinhais.universoeducom.org).
O primeiro vídeo a ficar pronto possui 45 segundos e foi totalmente roteirizado e gravado por adolescentes, com edição, videografismo e publicização realizados em parceria com o coletivo Parafuso Educomunicação e o portal Universo Educom. “A ideia inicial era dividir a turma em pequenas equipes e criar vários vídeos com linguagem publicitária, de até 30 segundos. Entretanto, no fim das contas, o material acabou ficando mais legal a partir da inserção das melhores imagens gravadas pelas três equipes participantes da atividade”, explica Diego Silva Alves, mediador das oficinas de educomunicação que atuou neste ano no Centro da Juventude.
Os(as) adolescentes participaram de oficinas que trataram sobre planos, enquadramentos, composição fotográfica, noções básicas de gravação e manuseio de equipamentos audiovisuais, além da criação de roteiros. Depois disso, também puderam escolher a forma como gostariam de tratar o tema “o que significou as oficinas de educomunicação pra você” e “o que é ser adolescente?”, quando puderam ir pra prática e fazer a gravação das imagens. “Acredito que as imagens ajudam a mostrar como a garotada vê essa fase da vida que estão passando, que tem muito a ver com movimento, acesso ao esporte, à cultura e ao lazer. Eles ficaram bastante animados com as atividades!”, revela o educomunicador.

O vídeo exibe cenas de adolescentes frequentando a biblioteca, jogando jogos de tabuleiro, praticando esportes, demonstrando cuidado com o meio ambiente, fotografando, lendo, subindo em árvores, dentre outras coisas. Ao final dele, é possível conhecer o site do projeto e ver a rede de parceiros e realizadores que contribuíram com a sua execução.

O vídeo exibido nesta matéria foi produzido com adolescentes da turma da manhã, mas a turma da tarde também gravou suas produções, sobre prevenção ao suicídio, os limites do humor e o que as meninas acham sobre os direitos das mulheres e das adolescentes. Conforme esses materiais forem ficando prontos, serão divulgados por aqui!

Ei, você! Já clicou no play para assirtir ao vídeo! Não vá embora sem dar uma olhadinha 😉

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Baixe a revista produzida com adolescentes das oficinas de Educomunicação de São José dos Pinhais

Vídeos da Turma da Mônica são aliadas à educação e ao enfrentamento de violências contra a mulher