in , , ,

Universo Educom entra no clima da Global Strike Climate 2019

Portal mobilizou estudantes em oficina de educom e em caminhada durante a Semana Global pelo Clima

Adolescentes fizeram faixa com a hashtag "#mobilizaçãopeloclima" | Foto: Denilson Pimenta/ CEPAT.

O portal Universo Educom, em parceria com o coletivo Parafuso Educomunicação, contribuiu com a produção de material de apoio para mediação de uma atividade de mobilização durante a Semana Global pelo Clima. A ação aconteceu na sexta-feira (27/09/2019), no Colégio Estadual Santos Dumont, em Curitiba (PR): último dia do Global Strike Climate 2019 – movimento com atos realizados em todo mundo para conscientizar a população sobre os impactos das mudanças climáticas e pressionar os governos para adotarem medidas sustentáveis em relação ao tema.

O material de apoio utilizado na oficina está disponível gratuitamente em formato PDF para download. Ele contém informações sobre o movimento Fridays for Future, da ativista adolescente Greta Thunberg, que realizou um emocionante discurso na Cúpula do Clima durante a reunião da ONU na última segunda-feira (24/09/2019).

A causa de Greta Thunberg tomou proporções gigantescas em Maio de 2019, quando um milhão de jovens de mais de 100 países participaram de uma Greve Geral pelo Clima. | Imagem: Reprodução.

O conteúdo dos slides também aborda alguns casos emblemáticos de políticas adotadas pelo governo brasileiro, como a liberação de um enorme número de agrotóxicos, a demora no combate às queimadas na Amazônia e os crimes ambientais de mineradoras que causaram a morte de pessoas e de toda uma biodiversidade de animais e plantas ao longo dos rios.


Clique aqui para fazer o download do conteúdo da oficina.

Além da apresentação oral-dialogada, os(as) participantes foram incentivados(as) a criarem cartazes e faixas e a realizarem uma Caminhada pelo Clima, passando por diversos pontos movimentados da comunidade, como ruas residenciais, ruas de comércio, praças e escolas. O fim do percurso foi a Praça Bento Munhoz da Rocha, localizada no mesmo bairro da Escola. Visite o Instagram do portal Universo Educom para ver as fotos que fizemos durante a atividade!

A atividade faz parte do Projeto Juventudes e Democracia, uma iniciativa que existe há pelo menos quatro anos e é desenvolvida pelo CEPAT – Centro de Promoção de Agentes de Transformação, uma entidade sediada em Curitiba (PR). Clique aqui para ver o álbum de fotos que a entidade fez da oficina e da caminhada.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Adolescentes criam fanzine para divulgar as demandas de moradores(as) da periferia de São José dos Pinhais

Baixe a revista produzida com adolescentes das oficinas de Educomunicação de São José dos Pinhais