Foto: Bruna Martins.
in , ,

Projeto ‘Repórteres da Floresta’ forma jovens através de oficinas de educomunicação

Conheça a série de podcasts, criada por ribeirinhos(as), que está disponível no Youtube

Por meio da realização de oficinas de educomunicação, em 10 diferentes comunidades ribeirinhas da Amazônia, 130 jovens foram formados pelo Projeto “Repórteres da Floresta”, em 2023.


O objetivo do projeto é mobilizar as juventudes da floresta para compartilharem suas histórias, vivências e realidades através do uso das técnicas de comunicação, como entrevista, produção de roteiro, gravação e edição de vídeos, além do domínio de diversas ferramentas e tecnologias.

A iniciativa é desenolvida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS),  em parceria com o Movimento Bem Maior e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os(as) jovens ribeirinhos que participaram do projeto fazem parte de 10 comunidades localizadas em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Amazonas, tais como a do Rio Negro, Uatumã, Uacari, Juma, Mamirauá e APA do Rio Negro.

O projeto promoveu a comunicação digital, com momentos voltados à discussão teórica, em que os(as) participantes conheceram técnicas de fotografia, produção audiovisual, captação de áudio, iluminação e edição. Na parte prática, eles(as) captaram aspectos de seu cotidiano e produziram conteúdos sobre questões socioambientais.

O principal produto do projeto foi o ‘Podcast da Floresta’, com entrevistas a diversas lideranças e personalidades das comunidades ribeirinhas. Assista a seguir alguns episódios que já estão disponíveis no canal da FAS no Youtube.

 

 

 

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

4 episódios do podcast “Diversidade em Ciência” que falam sobre Educomunicação

Guarulhos tem websérie sobre Educomunicação para educadores(as) do município