in , ,

Adolescentes preparam exposição sobre saúde e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual

Encontros e exposição acontecem no Centro da Juventude de São José dos Pinhais (PR)

Adolescentes moradores(as) de bairros com altos índices de violência e vulnerabilidade de São José dos Pinhais (PR), localizado na região metropolitana de Curitiba, estão participando de oficinas de educomunicação em comemoração ao 18 de Maio – Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Centro da Juventude de São José dos Pinhais (PR), no bairro Borda do Campo. A primeira oficina sobre esse tema foi mediada na última quinta-feira (16/05/2019) e a próxima está prevista para acontecer na terça-feira (21/05/2019).

Grupo da foto vai utilizar símbolo da “corrente do bem” para falar do enfrentamento ao abuso sexual infanto-adolescente. | Foto: Diego Henrique da Silva/ Universo Educom.

As duas turmas, uma que participa das oficinas pela manhã e outra que participa no período da tarde, participaram de uma roda de conversa sobre o assunto, para identificar o que os(as) adolescentes já sabiam sobre o tema, reforçar aspectos importantes e compartilhar novos conhecimentos que os grupos ainda não tiveram contato. Diferença entre abuso e exploração sexual, contextos que podem facilitar esse tipo de crime, alguns aspectos do que o Estatuto da Criança e do Adolescente diz sobre esse assunto, especificidades do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado do Paraná e a importância do uso seguro e responsável da web e das redes sociais digitais foram destacados no decorrer das atividades.

Grupo optou por pesquisar estatísticas de violência e facilitar a compreensão desses dados. | Foto: Diego Henrique da Silva/ Universo Educom.

Os(as) adolescentes tiveram acesso a alguns dos principais materiais que inspiraram o planejamento e a fundamentação teórica da oficina. Acesse a matéria do portal Universo Educom e saiba como baixar e acessar a íntegra desses materiais  utilizados durante a formação dos(as) participantes.

Dupla quer alertar crianças e adolescentes para não caírem no “conto do pescador” ao se comunicarem com estranhos(as) pela internet. | Foto: Diego Henrique da Silva/ Universo Educom.

As próximas fases da oficina alusiva ao 18 de Maio são: desenvolvimento de produtos de comunicação, inclusão desses materiais numa exposição sobre “Adolescência, Saúde e Meio Ambiente” que vai acontecer no dia 6 de Junho durante todo o dia, no Centro da Juventude de São José dos Pinhais, além de mobilização informativa pelas redes sociais. Os(as) adolescentes participantes já começaram a planejar e desenvolver formas de comunicar o conteúdo discutido na oficina. De modo geral, serão produzidos cenários em miniaturas com complementação de cartazes e mensagens de como identificar, prevenir, enfrentar e denunciar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Adolescentes vão abordar a relação de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na região portuária de Paranaguá (PR) | Foto: Diego Henrique da Silva/ Universo Educom.

As oficinas de educomunicação são realizadas pelo Centro da Juventude de São José dos Pinhais através de prestação de serviço da empresa vencedora de processo licitatório, Ottman & Colleone Treinamentos, com apoio de planejamento, pós-produção e serviços de design do portal Universo Educom e do coletivo Parafuso Educomunicação.

 

Quer conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas no Centro da Juventude de São José dos Pinhais? Então assista ao vídeo abaixo!

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Jovens do Vale do Itajaí (SC) tem até segunda-feira para inscrever suas fotos no concurso sobre Direitos da Mulher

Baixe materiais da nossa oficina de educomunicação sobre o 18 de Maio!