Publico Bienal
in ,

Prefeitura de Guarulhos anuncia 3ª Bienal Internacional do Livro

Veja mais de 50 fotos da edição anterior e saiba como estão os preparativos da edição de 2024

Já imaginou levar a garotada das oficinas de educomunicação para participar de uma Bienal do Livro? E se, além da visita (que já é uma baita experiência cultural, literária e de troca de conhecimentos), também for possível realizar uma cobertura educomunicativa do evento, hein? Quem mora em Guarulhos(SP) e região vai estar mais próximo de realizar uma atividade como essa!

A Prefeitura de Guarulhos(SP) realiza a sua 3ª edição da Bienal Internacional do Livro entre os dias 15 (sexta-feira) e 24 de Março (domingo) de 2024, no Espaço Inter. As atividades que acontecem entre segunda e sábado vão das 10h às 22h; aos domingos, as atrações acontecem das 10h às 20h.


Participação das Escolas
As instituições de educação das das redes estadual e particular precisam credenciar suas unidades entre os dias 16 e 20 de fevereiro para visitação escolar na Bienal. Os(as) gestores(as) dessas escolas devem acessar o site da Bienal e buscar o link de Visitação Escolar no menu. Os canais de comunicação do evento explicam que “Após o período de credenciamento, as escolas devem se inscrever, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, nas atividades nas quais desejam participar, indicando o dia e horário. A visitação escolar acontece de segunda a sexta, de 15 a 24 de março”.

Diversidade de atrações
Há encontros e bate-papos com com autores(as), apresentações culturais de música e dança, contações de histórias, intervenções literárias, experiências imersivas, exposições e vendas de livros.


Relembre convidados(as) que abrilhantaram o evento na edição anterior

📚 Thalita Rebouças | Autora com forte conexão com o público adolescente, com inúmeras obras que foram sucesso editorial e que ganharam adaptações para o cinema, como “Fala sério, Mãe!”, “Tudo por um popstar” e “Uma fada veio me visitar”.

👑 Rodrigo França | Na ocasião, lançou o livro “O Pequeno Príncipie Negro” (Ed. Nova Fronteira), que fortalece a importância da representatividade negra, inclusive, para o com o público infantil que, muitas vezes, não possui referências de protagonismo em histórias infantis.

🎧 Chico Felitti | Jornalista autor de um dos podcasts mais viralizados dos últimos tempos:  “A Mulher da Casa Abandonada”, que publicou pela Folha de São Paulo. Também é escritor e lançou obras como “Elke: a mulher maravilha” e “Rainhas da noite: as travestis que tinham São Paulo a seus pés”.


🐲 Wendel Bezerra | Dublador brasileiro que dá voz ao personagem Goku, do anime “Dragon Ball Z”, autor de livros como “Ser ouvido e admirado” e “Trocadilhos DB”. Na Bienal, falou na palestra “Páginas que conectam”.


🪁 Sergio Vaz | É criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e um dos criadores do Sarau da Cooperifa — movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural. Faz sucesso com o gênero poesia, contribuiu com diversos raps e é autor de várias obras como “Colecionador de pedras” e “Flores de alvenaria”.



🎬 Marco Túlio
| Youtuber famos entre o público infanto-juvenil, criador do canal “Authentic Games”, febre entre a garotada que ama jogos do estilo Minecraft e encontra em seus livros, dicas sobre o game, atividades educativas e curiosidades sobre esse universo.

🎵 Fernanda Takai | Vocalista da Banda Pato Fu, autora de livros como “O cabelo da menina”, “A mulher que não queria acreditar” e outros que estão em seu site oficial.


📖 Fabricio Carpinejar |  Poeta, cronista e jornalista, autor de mais de 50 livros, como “Manual do luto”, “Depois é nunca” e “Amizade é também amor”.

 

 


SERVIÇO
📚 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos

🎫 Entrada gratuita.
📅 Data: 15 a 24 de março de 2024.
📌 Local: Espaço Inter.
🧭 Endereço: Av. João Cavalari, 133, Vila Hermínia, Guarulhos (SP).
🏫 Realização: Prefeitura Municipal de Guarulhos (SP)/ Secretaria Municipal de Educação.
⌚ 10h às 22h | De segunda a sábado.
⌚ 10h às 20h | Aos domingos.


GALERIA DE FOTOS
📸 Mais de 50 fotos da Bienal do Livro de Guarulhos pra você relembrar como foi!

 

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Guarulhos tem websérie sobre Educomunicação para educadores(as) do município

Animação ajuda a discutir o conceito da filosofia “Ubuntu” com crianças e pré-adolescentes