in ,

Oficina do III Novembro Negro da PUCPR aborda Educomunicação Antirracista

Na tarde da próxima quinta-feira (23/11), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR vai sediar a Oficina de “Educomunicação Antirracista”, com o objetivo de promover discussões sobre o conceito da educomunicação e suas intersecções com as práticas da educação antirracista. A oficina é apenas uma das diversas atividades previstas para o III Novembro Negro que, neste ano, também está sendo desenvolvido junto à I Conferência Internacional de Identidade e Alteridade: Perspectivas Interdisciplinares e ao V Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Igualdade e Diferença.

A oficina prevê momentos de discussões teóricas e conceituais, bem como reflexões, atividades práticas e dinâmicas de grupo, em que os(as) participantes poderão trocar conhecimentos, construir produtos de comunicação e educação, além de vivenciar experiências de storytelling e gamificação, a partir da perspectiva educomunicativa. A inscrição no evento é gratuita, assim como a participação na oficina também.

A atividade será mediada pelo jornalista e educomunicador Diego Silva Alves, que é analista de projetos na Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR e Mestre em Comunicação pelo PPGCom/ UFPR – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (linha de Comunicação, Educação e Formações Socioculturais), com experiências de construção de oficinas do Projeto Afro Educom, no coletivo Parafuso Educomunicação e na criação de conteúdo de promoção da equidade racial pelo portal e hub digital Universo Educom.

O III Novembro Negro da PUCPR irá comemora e refletir sobre os 20 anos da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras. Esta lei é um marco importante na promoção da diversidade étnico-racial e da igualdade no Brasil.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Abertas as inscrições para o III Novembro Negro da PUCPR

Acesse a íntegra da cobertura fotográfica do III Novembro Negro PUCPR