in ,

Baixe livro gratuito, ilustrado por Ziraldo, que ajuda a conhecer quem foi Chico Mendes

Publicação pode ajudar as novas gerações a não passarem pela vergonha de não saber quem foi o seringueiro defensor da Amazônia

Conhecer o meme que tá bombando, saber qual é o próximo hit do Verão, ter escutado o novo álbum daquele(a) cantor(a) pop inteirinho e estar em dia com as séries mais descoladas do momento não representa problema algum. Afinal, entretenimento, lazer e diversão também são dimensões das nossas vidas que precisam de atenção.

Agora, ter contato com alguns conteúdos fundamentais sobre conhecimentos gerais, política e meio ambiente também é algo que a gente não pode deixar pra segundo plano.

Muito mais do que estudar pra fazer um vestibular, estudar pra ir bem na redação do Enem ou para ser aprovado num concurso público e alcançar aquele emprego supostamente estável, o conhecimento também serve pra influenciar as nossas decisões a serem mais críticas, deixar nossos argumentos bem fundamentados, nos tirar da ignorância que faz muitas pessoas acreditarem na versão única sobre determinado fato, confrontar as fake news (notícias falsas) e também para que possamos compartilhar esse conhecimento com outras pessoas sempre que necessário. E antes que eu me esqueça: ajuda a não passar pela vergonha de ocuparmos um dos mais altos cargos – que define as diretrizes políticas de meio ambiente e sustentabilidade – sem conhecer as personalidades mais emblemáticas que defenderam relevantes pautas socioambientais do país: a preservação da floresta Amazônica.

Pensando nisso, o portal Universo Educom disponibiliza pra você, o link para fazer o download completo do livro infantil “A história de Chiquinho”, criado numa parceria entre o Instituto Chico Mendes e o cartunista e escritor Ziraldo. A obra ajuda a compreender, de um jeito sensível e adequado à faixa etária infantil, a síntese da vida e atuação de Chico Mendes.

Recentemente, no dia 11/02/2019 (uma segunda-feira), em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disparou declarações de deixar qualquer ambientalista brasileiro estarrecido. “Eu não conheço Chico Mendes e tenho dificuldade de falar sobre coisas que não conheço” e “O fato é que ele é irrelevante! Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?!” são alguns exemplos de falas grosseiras que, além de terem sido reprovadas pela comunidade científico-ambiental também repercutiu amplamente na imprensa nacional. Clique aqui para assistir o programa na íntegra e tirar suas próprias conclusões.

Para evitar que a garotada cresça sem conhecer personalidades que tiveram importância histórica para o nosso país e para o mundo, é sempre bom buscarmos meios interessantes de incentivá-las a lerem, assistirem e ouvirem o que essas personalidades fizeram de relevante para a sociedade. Além do mais a educomunicação socioambiental, uma das vertentes da educomunicação, agradece 😉

Que tal começar baixando o livro e lendo para o seu filho, hein? Projetar na sala de aula e promover uma leitura coletiva também pode ser uma iniciativa super prática. Os mais animados podem pensar em elaborar cenários, figurinos e adaptação de roteiro para apresentar uma peça de teatro inspirado na publicação. Enfim, a criatividade é que manda!

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO ILUSTRADO.

What do you think?

5 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Comments

One Ping

  1. Pingback:

Loading…

0

Comments

0 comments

10 vídeos inusitados do Ricardo Boechat que você precisa assistir

Vídeo mais didático sobre o caso de racismo em ‘festa colonial’ é da youtuber Nátaly Neri