in ,

História completa do Carnaval é resumida em vídeo do Canal Nerdologia

Vídeo passeia pelas influências históricas do Carnaval ao longo dos anos

Um dos canais mais queridos do mundo nerd e geek tem em seu playlist um conteúdo específico para tratar do Carnaval. A animação é um rico recurso didático para compreender as mudanças do festejo com o passar dos anos e as suas principais características em diferentes países.

 

Só pra dar um exemplo, o vídeo explica como nasceram os bailes de máscara. O material conta como os bailes se consolidaram como espaços em que a nobreza podia concelebrar e festejar, por uma noite, com aqueles(as) que não integravam a corte. Sendo assim, o sapateiro do reino poderia ter mais chances de interagir com a família real num evento, o que teria poucas chances de acontecer em outros contextos. A utilização das máscaras em Veneza e sua expansão para outros países como a França e Portugal, também são exemplos de como o vídeo retrata os fluxos migratórios culturais, em que um costume local passa a ser adotado e adaptado em outros territórios.

Boa parte do vídeo é dedicado para pautar as interrelações e faíscas do Carnaval com a cultura em torno do Cristianismo, contextualizando como a festa foi inserida estrategicamente antes do período da Quaresma (marcado por mobilizar os participantes, sobretudo do catolicismo, a realizarem jejum de carne vermelha e orações). Tudo isso, sem desrespeitar ou afrontar religião nenhuma.

A utilização de fantasias e carros alegóricos também é contextualizada historicamente e tem a sua evolução retratada no vídeo, de maneira didática e educativa.

Dê o play e curta essa produção incrível e encontro inúmeras curiosidades que não abordamos nesse texto! O roteiro e apresentação foi do Filipe Figueiredo, com base em informações do “Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro”.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Plataforma disponibiliza curso gratuito de Cultura Antirracista

Relatório indica ações de enfrentamento aos ataques às escolas brasileiras