in

Argh!Argh!

Jogo online ‘Aventura nas Águas’ ajuda a conscientizar sobre água e sustentabilidade

Está disponível na web o jogo educativo ‘Aventura nas Águas’ que une história em quadrinhos e desafios diversos para ajudar jogadores(as) a compreenderem a importância da água para as pessoas e para o equilíbrio ambiental.

De modo geral, é preciso ler histórias em quadrinhos que problematizam algumas questões e, em seguida escolher as fases/ desafios que deseja jogar. Tem jogos no estilo quiz/ perguntas e respostas, jogo da memória, ordenamento de sequência correta (que ajude a entender o ciclo da dengue, por exemplo) e, ao longo do jogo, os acertos vão somando pontos para o(a) participante.

O jogo é fruto de um processo educomunicativo, em que estudantes do Ensino Fundamental 2 (do 6° ao 9° ano)ajudaram na sua elaboração, mediado por pesquisadores da UNESP. A iniciativa integra o projeto “Água, ação e reflexão: Elaboração de jogo digital para a educação básica”, da Agência Nacional das Águas (ANA), Ministério do Meio Ambiente e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.
Como jogar?
Basta acessar a página do jogo, fazer um breve cadastro informando nome, e-mail e nome da escola para começar a jogar.

O que dá pra aprender a partir do jogo?
– Os diferentes usos da água;
– Ciclo de doenças como esquistossomose, dengue, cólera, febre tifóide e amebíase;
– Uso racional da água (enfrentamento ao desperdício e alternativas para consumir de maneira mais inteligente).

What do you think?

3 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Comments

Loading…

0

Comments

0 comments

Saiba como foi o Seminário Estadual ‘Criança Não é de Rua’, no Paraná

O que foi notícia na imprensa sobre educomunicação em Abril de 2017