in ,

Vídeo ajuda a conhecer biomas brasileiros

A Editora Positivo publicou, em 2015, um vídeo de aproximadamente 5 minutos que ajuda a conhecer os biomas brasileiros e assimilar informações sobre sua fauna, flora e regiões brasileiras que abrangem.

Até hoje o vídeo já ultrapassou 32 mil visualizações e é uma boa referência para iniciar diálogos sobre preservação ambiental e sustentabilidade em sala de aula ou em oficinas de educomunicação.

O grupo pode ser levado a refletir e a produzir fanzines, cartazes, vídeos e textos, por exemplo. Por meio de pesquisas e entrevistas complementares com professores(as) da área ou especialistas no assunto, os(as) educandos(as) podem investigar sobre os riscos da desertificação na Caatinga, desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, erosão do solo nos Pampas, contaminação da água e do solo pelo uso de agrotóxicos no Cerrado e o assoreamento dos rios no Pantanal.

Também é possível incentivar a busca por soluções ambientais já existentes e que tenham se mostrado promissoras nesses biomas, como a geração de renda sem o desmatamento de florestas, a produção de artesanato  com elementos abundantes da natureza, a agricultura familiar não extensiva, as alternativas à monocultura, a produção de adubo orgânico, a guarda e transmissão geracional das sementes crioulas, estratégias de reflorestamento, geração de energia limpa, entre outras.

Conheça os principais biomas brasileiros no mapa abaixo, que também está no site do Ministério do Meio Ambiente:

 


Essa matéria faz parte das ações do portal Universo Educom em comemoração à Semana e Mês do Meio Ambiente 2017.
Espalhe, divulgue, compartilhe!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Pesquisadora Helena Corazza fala sobre educomunicação, na Rede Vida de Televisão

31 notícias incríveis sobre educomunicação que rolaram em Junho de 2017