in ,

Universo Educom vai mediar oficina de produção educomunicativa de revista digital

O portal Universo Educom, em parceria com o coletivo Parafuso Educomunicação, foi selecionado para mediar uma oficina educomunicativa durante o 16° Encontro Paranaense de Educação Ambiental, o EPEA 2017. A oficina vai incentivar seus participantes a produzirem, colaborativamente, uma cobertura do evento que resultará numa revista digital a ser publicada na internet.

Como será a atividade?
A oficina vai tratar de produção de conteúdo para revista, sob a perspectiva da educomunicação socioambiental, que é diferente da perspectiva mercadológica praticada por grandes veículos de comunicação. Na ocasião, os(as) participantes, poderão ter contato com as diferentes possibilidades de linguagem, já que a natureza do formato revista proporciona o aproveitamento de diversos gêneros (crônica, enquetes, foto-legendas, reportagem, matérias, entrevista pingue-pongue, artigos opinativos, charge, ensaios fotográficos etc.). Além de todas essas discussões, os(as) integrantes da atividade irão vivenciar a prática do levantamento de pautas, coleta e redação de conteúdos já durante a oficina. Posteriormente, o material irá compor a revista digital, que circulará publicamente por meio de websites e redes sociais, com construção/ gestão coletiva. Questionário avaliativo deverá ser preenchido ao final da atividade para mensuração do impacto.

Qual é o público-alvo?
Educomunicadores(as); Educadores(as) ambientais; professores(as) do ensino fundamental II (5° ao 9° ano), do ensino médio e do ensino superior; integrantes de movimentos sociais socioambientais, da comunicação, da educação e das causas populares em geral; estudantes de pedagogia, de jornalismo e das diferentes licenciaturas de áreas de interesse (geografia, língua portuguesa, história, artes etc.).

Quem pode participar?
Basta preencher a ficha de inscrição própria das oficinas escolhendo a opção 37, e comparecer no dia e horário marcado para a sua realização. A página que contém a lista com todas as oficinas disponíveis já está no ar.

Qual é o prazo de inscrição?
1ª Etapa: 03/04 a 09/04 – Participantes e autores já inscritos no EPEA.
2ª Etapa: 10/04 a 16/04 – Redes Públicas de Ensino
3ª Etapa: 17/04 a 23/04 – Comunidade Acadêmica da UFPR
4ª Etapa: 24/04 a 01/05 – Sociedade em geral

Quando e onde será a oficina?
Dia 17 de Maio (quarta-feira)
Das 14h00 às 17h00
Local: Reitoria I da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sala 519, em Curitiba

Quanto custa a oficina?
A participação é totalmente gratuita, mas é preciso se inscrever para poder partcipar.

Baixe o material completo da oficina
Aqueles que não puderem comparecer à oficina, podem acompanhar o nosso portal para baixar todos os materiais (power point e bibliografia complementar) da atividade. A revista produzida pelos(as) participantes também será publicada aqui.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Baixe a revista educomunicativa produzida por adolescentes do ‘Educomunica! Curitiba’

Websérie é produção audiovisual mais recente sobre redução da maioridade penal