in ,

O desafio do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes confinados(as) com agressores(as): qual é o nosso papel?

Artigo de jovem goiano, ativista pelos direitos de crianças e adolescentes, defende engajamento social em prol dessa causa

A premiada campanha "Defenda-se" traz série de conteúdos para alertar sobre a autoproteção de crianças e adolescentes contra violências sexuais. | Ilustração: Reprodução.

“Com a pandemia do novo coronavírus e as necessárias medidas de isolamento social e confinamento domiciliar, crianças e adolescentes estão sob risco ainda maior de sofrer violência física, sexual e psicológica. Quando já acontece violência doméstica, as vulnerabilidades aumentam drasticamente”: é dessa forma que o UNICEF no Brasil (Fundo das Nações Unidas para a Infância) expõe a sua preocupação sobre a exposição de crianças e adolescentes à violência durante a pandemia. É preciso levar em conta que, com essa problemática, esses meninos e meninas podem acabar sofrendo com transtorno depressivo e ter seu emocional profundamente afetado.

Em dias normais as crianças e adolescentes já sofrem frequentemente abusos e agressões físicas de seus pais, irmãos e pessoas próximas. Segundo dados de 2018 do Disque 100, 70% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, relatados por esse canal de atendimento, foram cometidos por familiares ou pessoas com acesso fácil à criança.

Estamos vivendo um tempo onde as pessoas estão tendo que lidar e se adaptar ao novo, mesmo sofrendo. Esse período de isolamento social tem feito com que eu refletisse mais, em termos de vulnerabilidade social envolvendo crianças e adolescentes, sobre a intensa convivência familiar, a sobrecarga de tarefas domésticas e o estudo em casa, ou a falta de emprego e renda, que podem ser geradores ou agravantes de conflitos e violências em muitos lares. Violências que já poderiam ocorrer, anteriormente, contra crianças e adolescentes vão se manter e podem se agravar.

Acho de extrema importância conscientizar a população de que as pessoas precisam sim denunciar os agressores de abuso sexual contra crianças e adolescentes. E o crime, na maioria das vezes, é praticado pelos próprios pais, avós, padrastos, pessoas do ambiente familiar…

☝🏽 Este episódio da campanha “Defenda-se” ajuda crianças e adolescentes a identificarem o abuso sexual e a buscar estratégias para se protegerem e buscar ajuda contra violências.

 

A sociedade tem sido a cada dia mais cega quando se diz respeito aos direitos humanos. Crianças e adolescentes têm seus direitos e deveres, assim como define o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Da mesma forma com têm seus deveres, também têm os direitos que, na maioria das vezes, são mal vistos, fazendo com que a criança e o adolescente perca seu direito à voz ativa.

Se pararmos e pesquisarmos, veremos o quanto o número de denúncias caiu de abril a junho. A princípio, a redução pode parecer boa notícia, “mas ela mascara uma realidade complexa: com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social que vivemos, os números menores refletem subnotificação. Em casa com seus agressores e sem a vigilância de professores da escola ou de parentes, amigos ou conhecidos, os menores não têm como ser ajudados”, aponta uma reportagem no site Universa – que integra os conteúdos do portal UOL.

Concluo esse artigo dizendo: denuncie! Não se cale! Abuso sexual é crime.


Artigo escrito por Marcos Vinícius Soares da Costa
Marcos tem 18 anos e é estudante do Ensino Médio na cidade de Goiânia (GO). Acompanha atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atua como representante do estado de Goiás no CPA (Comitê de Participação de Adolescentes) do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), tendo sido indicado pelo CMDCA de Anápolis (GO) em 2017. Já participou de diversas conferências, reuniões na sua cidade e até mesmo em outros Estados, atuando na defesa de causas como a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo do direito à participação social.

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Comments

Loading…

0

Comments

0 comments

O que você pode fazer a favor da causa ambiental, mesmo dentro de casa?

‘Pretos no Enem’ está pagando os R$ 85,00 do boleto de inscrição para negros(as) e indígenas que farão próxima edição do Exame