Adolescente do Estado de Goiás fala sobre a relação entre fotografia, redes sociais e direitos da criança e do adolescente

Marcos Vinícius é integrante do CPA – Comitê de Participação de Adolescentes e fotografou sua participação no Encuentro de Niñas, Niños y Adolescentes – Subregión Sur, no Rio de Janeiro (RJ)

O adolescente Marcos Vinícius, integrante do Comitê de Participação de Adolescentes(CPA) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), fez vários registros fotográficos durante a sua participação no Encuentro de Niñas, Niños y Adolescentes – Subregión Sur e postou tudo no Instagram. O portal Universo Educom acompanhou as postagens da garotada do CPA nas redes sociais e o Marcos se destacou pela grande quantidade e qualidade das imagens publicadas no seu Insta pessoal que, inclusive, ilustram essa matéria. Até o momento do fechamento dessa matéria foram identificadas, pelo menos, 55 fotos.

“Amo a fotografia. É algo que mexe muito comigo”, comenta Marcos. “A principal razão pela qual eu gosto de fotos é poder registrar momentos bons e passeios. No Rio de Janeiro, tirei bastante fotos para deixar registrado que estive no encontro e mostrar um pouco para os jovens que participei do encontro”, explica o garoto. Ele acredita que isso incentiva outros(as) adolescentes e jovens a se interessarem pelas questões ligadas aos direitos que eles(as) têm.

O Encontro internacional reuniu adolescentes de cinco países: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile e ocorreu no Colégio Marista, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 15 e 18 de Novembro de 2018. Na ocasião, os(as) participantes puderam discutir quais as suas demandas coletivas, produzindo documentos que serão  enviados aos governos desses países, solicitando as mudanças que querem ver acontecer em seus países.

 

Conheça as fotos que o Marcos mais gostou!

Não é porquê ele fez muitas fotos autorais, que não possa curtir também fotos publicadas pelos(as) colegas, amigos(as) e companheiros(as) do CPA. Por conta disso, o portal Universo Educom reuniu fotografias que o Marcos mais gostou e pediu pra ele comentá-las. Veja a seguir a seleção do adolescente.

 


Foto mais significativa que ele fez no Encuentro de Niñas, Niños y Adolescentes

“Foram pessoas que marcaram meu encontro! Pessoas que vou carregar pelo resto de minha vida no coração. São pessoas maravilhosas, sensacionais e muito dispostas a trabalhar a favor dos direitos da criança e adolescente”.

 


Foto que faz o Marcos sentir mais saudades do evento

View this post on Instagram

Hotel Marista

A post shared by Marcos Vinicius (@marcosvinicius2292) on

“Todas as vezes que eu ver essa foto vou sentir muita saudade do encontro. Amei este lugar”.

 


Foto de grupo preferida

“Foto da nossa reunião última reunião do CPA no encontro. Achei esta foto bem legal e linda!”.

 


Foto preferida em que aparece/ está em evidência


A luta pelo direito à comunicação e liberdade de expressão

Durante a realização do encontro, os(as) adolescentes do CPA aproveitaram momentos livres na programação para realizarem reuniões de articulação. Dentre as questões discutidas, a vontade de criarem perfis em diferentes redes sociais foi pautada pelos(as) adolescentes. Inclusive, o grupo do CPA com aproximadamente 40 integrantes no evento, aprovou a redação de diversas cartas abertas ao Conanda, solicitando avanços na efetivação da participação desse Comitê nas decisões sobre políticas públicas nacionais; dentre as solicitações de uma dessas cartas, está a criação de canais de comunicação específicos do CPA.

 

“Na minha opinião é maravilhoso, nós do CPA, termos uma rede social para divulgar nosso trabalho, nossas ideias e um pouco dos encontros, seminários, congressos que cada membro participa. É defender também os direitos da criança e do adolescente através dessas redes”, defende Marcos.

 

Até agora, Marcos é o único adolescente que representa o Estado de Goiás no CPA do Conanda. “Pretendo, em janeiro, abrir um grupo de jovens que pelo qual nós possamos nos unir e ir ajudar as crianças e adolescentes que não sabem de seus direitos”, explica. Ele diz que isso seria realizado através de rodas de conversas e debates, capazes de mostrar a importância da igualdade de direitos para as pessoas do município do Estado de Goiás. Além disso, ele também faz parte da fanfarra da escola de um grupo que canta, dança, faz encenações teatrais e realiza flashmobs, ligado à Igreja de Cristo – Ministério Apostólico Nova Terra, em Anápolis (GO).

 

A trajetória de participação cidadã até aqui

Certo dia, um ofício do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás (CEDCA GO) chegou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Anápolis (GO), solicitando indicação de adolescentes para irem até Goiânia para uma reunião de eleição compor o CPA Nacional, representando o Estado. Chegando lá, foi explicado o que era o CPA e realizada a votação. “A titular era a Nathalia, uma menina de Goiânia e eu como suplente. Mas ela precisou pedir o desligamento do CPA e hoje quem atua como representante do Estado de Goiás sou eu”, explicou Marcos.

 

Ele conta que participa de todas as reuniões do CEDCA GO, que geralmente ocorrem na última sexta-feira de cada mês. “Acho muito legal participar desses espaços pelo simples fato de poder expor as minhas ideias e ver crescer o protagonismo juvenil”, comenta. O Plano Nacional Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Juventude (que contempla adolescentes e jovens, de 15 a 29 anos), o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da Resolução n° 191 do Conanda, tratam da importância dos(as) adolescentes participarem dos processos decisórios que lhes dizem respeito e afetem suas vidas em âmbitos social, escolar, comunitária… A isso, tem se dado o nome de participação social de adolescentes. O portal Universo Educom, inclusive, publicou uma lista com diversas publicações/ e-books e cartilhas digitais sobre participação social de adolescentes.

Clique na imagem para baixar o guia. Capa: Reprodução/ Viração Educomunicação.

 

O Encuentro de Niñas, Niños y Adolescentes – Subregión Sur foi uma oportunidade para que a maioria dos(as) membros do CPA pudessem se conhecer, já que até então, o grupo não havia tido a oportunidade de se reunir num único espaço. “Se não tivéssemos ido, não teríamos feito as cartas a serem apresentadas na Assembleia do Conanda, em Brasília”, avalia Marcos, ao se referir a um conjunto de documentos com as demandas do Comitê; dentre eles estão a criação, manutenção e fortalecimento de CPAs em todos os Estados Brasileiros e no Distrito Federal, a garantia da participação de adolescentes nas Comissões Organizadoras das Etapas Municipais, Estaduais e Nacional das Conferências de Direitos de Crianças e Adolescentes, a formalização da posse do CPA – que, segundo eles, ainda não ocorreu de maneira oficial – e o direito de criarem e manterem perfis nas redes sociais para divulgar a atuação do CPA. “Para mim, a coisa mais legal foi ter conhecido pessoas de outros países e discutir os pontos que foram propostos no encontro a favor dos direitos da criança e do adolescente”, complementa Marcos.

 

Quando perguntado se já parou pra pensar no que pode fazer para que outros(as) adolescentes de seu Estado saibam mais sobre direitos da criança e do adolescente e sobre a importância da participação social, Marcos é direto: “Paro todos os dias para pensar em formas pelas quais eu possa ajudar crianças e adolescentes que não sabem que tem direitos”. Como exemplo, Marcos citou a sua preocupação com adolescentes que se auto-mutilam, que possuem pensamentos suicidas, tomam remédios e vivem situações de conflito em família e na escola. “Sempre que participo de algum encontro, posto nas redes sociais para que os outros jovens vejam e saiba de seus direitos”, afirma.

 

Pelo jeito, Marcos Vinícius e os(as) demais integrantes do CPA têm um longo trabalho pela frente. Acredita-se que essa jornada pode encontrar dificuldades em 2019, com uma onda de conservadorismo em que políticos eleitos defendendo a redução da maioridade penal, o projeto de lei “Escola sem Partido” e declarações do presidente eleito que divergem das históricas conquistas dos movimentos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, afirmando – por exemplo – que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deveria ser jogado na latrina (esgoto/ vaso sanitário).

 

Acompanhe!

Contribua no processo de controle social e monitoramento das políticas públicas de garantia de direitos da criança e do adolescente! Visite o site do Conanda, conheça melhor o CPA Nacional, defenda a criação e manutenção de um CPA específico para o seu Estado e fique de olho na execução do Plano Decenal Municipal, Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. No portal Universo Educom, a gente também segue pautando e produzindo conteúdos sobre comunicação, educação e direitos da criança e do adolescente. Fique ligado!

What do you think?

2 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Adolescentes criam videodocumentário sobre iniciativas sociais da periferia de Belo Horizonte

Vem saber tudo sobre a família negra que estampa a capa da nova revista da Turma da Mônica!