in

A Pandemia e o impacto nas ações sociais

Artigo da Daniely de Mello compartilha experiências da campanha ‘Quarentena Solidária’, realizada em Goiânia (GO)

Em meio à pandemia existem pessoas em extrema situação de vulnerabilidade social, econômica, afetiva e sentindo falta do básico. Essas famílias estão em dificuldade neste momento: são crianças, idosos, população em situação de rua… E até mesmo os animais, querendo ou não eles possuem um sentimento de afeto com os humanos e também têm necessidades.

 

Pensando em como agir nessas situações, nós do Grupo GeraAção nos mobilizamos numa campanha diferente, a “Quarentena Solidária”, onde o intuito é arrecadar alimentos básicos, leite, produtos de higiene, roupas e calçados, máscaras, cobertores e ração para animais.

 

Além da arrecadação, o objetivo é distribuir a essas famílias que perderam empregos, que estão com dificuldade de gerar renda em período de crise e também aos animais abandonados que agora, mais que nunca, estão precisando. O COVID-19 não discrimina raça, dinheiro, status social… Todos estamos expostos a esse vírus invisível.

Nós, que estamos à frente dos trabalhos sociais, vivenciamos a dificuldade do isolamento social dessas pessoas, onde não existem recursos básicos para eles se protegerem, como falta de água potável, água para lavar as mãos… Agora, imagina ter álcool em gel e máscaras em quantidade suficiente?!

 

E essa defesa do isolamento amplo e irrestrito acaba prejudicando, de certa forma, o acesso e a ida ao encontro aos mais pobres e vulneráveis. “ELES NÃO TÊM PRA ONDE CORRER”. É triste essa realidade que poucos veem e a mídia raramente expõe. E tem ficado cada dia mais difícil, esse afastamento. Se formos pensar, temos um pouco mais de segurança em nossas casas, mas e aí? Como fica o coração em saber que lá fora existem pessoas expostas e sem estrutura para enfrentar tudo isso?

 

Hoje, em Goiânia (GO), existem vários grupos que como o GeraAção têm intensificado os trabalhos e unido forças para amenizar um pouco o sofrimento dessas pessoas. Mesmo nós, voluntários(as), que estando na linha de frente (com todo cuidado e recomendações do Ministério da Sáude) ficamos com medo de colocar alguém das nossas famílias em risco. Então se cuidem! Se puder, fique em casa, obedeça as regras locais. Vamos mudar essa situação que nosso Estado está enfrentando. Juntos e conscientes, podemos!

 

E para você que quer ajudar, e não sabe como, entre em contato com o @geraacaooficial pelo Instagram ou no WhatsApp, pelo  62 98128-7532 e doe. Siga o que Jesus nos ensinou: “ame seu próximo como a si mesmo”. É simples: trabalhe a empatia!

 


Artigo escrito por Danyele Braz de Mello
Danny tem 32 anos, formada em Farmácia, técnica em enfermagem e hoje atua como consultora imobiliária. Nascida em Mossâmedes, mora em Goiânia (GO) há 11 anos. É uma das fundadoras e coordenadora do Grupo GeraAção, juntamente com o Jhonatan Lelis e a Juliana Rosa. Criadora do projeto ProteCÃO. Faz trabalhos voluntários em bairros periféricos, entidades de acolhimento, asilos, com população em situação de rua e com animais abandonados ou que sofrem maus-tratos. Participou de formações, reuniões, palestras e projetos sobre como promover amor e empatia para esse mundo que vivemos.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Vídeo ensina a desenhar e colorir Nelson Mandela em menos de cinco minutos

Dia Internacional da Juventude em Meio a uma Pandemia