in , , ,

Concurso de redação do Senado premia jovens estudantes

Inscrições abrem no dia 30 de março e vão até 14 de agosto de 2020.

Foto: Pedro França/Agência Senado.

Você sonha em fazer a diferença na sociedade brasileira? Então, anote na agenda que as inscrições para o projeto Jovem Senador 2020 começa no dia 30 de março de 2020. O projeto é destinado a estudantes de escolas públicas estaduais com até 19 anos de idade. Para participar, é preciso escrever uma redação com o tema “Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania“, além de ter seu texto escolhido por sua escola e enviado para o concurso via Secretaria Estadual de Educação.

Como parte da premiação, um total de 27 estudantes de todo o Brasil serão selecionados para participar de uma semana de atividades no Senado Federal, em Brasília (DF), em formato semelhante a atuação legislativa dos senadores da República. Como resultado, os jovens senadores e senadoras levarão suas ideias e formularão propostas legislativas que poderão tramitar no Congresso Nacional.

Requisitos

Para participar do programa, adolescentes e jovens interessados precisam:

  • Estar matriculados e com frequência regular no ensino médio de uma escola pública estadual ou do Distrito Federal durante o período de inscrição e a participação no programa (admitem-se as modalidades de ensino regular, profissional técnico integrado, especial e de jovens e adultos);
  • Ter, no máximo, 19 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2020;
  • ter, obrigatoriamente, disponibilidade para participar da fase presencial do Jovem Senador 2020, em Brasília-DF, no período de 23 a 27 de novembro de 2020.

Além disso, não é permitida a participação de quem já foi jovem senador em edições anteriores ou seja parente até segundo grau em linha reta, colateral ou afim de senador, de secretário de Educação do respectivo estado ou do Distrito Federal e de integrantes da equipe organizadora do Jovem Senador no Senado.

Como participar

De acordo com o regulamento, as escolas públicas são as responsáveis pela primeira etapa do programa, organizando um concurso de redação entre seus estudantes. O regulamento também orienta que os textos devem ser produzidos, preferencialmente, em sala de aula. Para isso, todos(as) os(as) participantes devem ter um(a) professor(a) para orientar a pesquisa e elaboração das redações. O(a) professor(a) deve ser atuante na escola e ter vínculo formal com a Secretaria Estadual de Educação.

Além de estarem dentro do tema do programa, as redações enviadas precisam:

  • ser inéditas, não podendo ter sido publicadas em quaisquer mídias ou inscrita em concursos anteriores;
  • ter a tipologia textual dissertativa-argumentativa;
  • não ter identificação do estudante, da escola ou do estado de origem no corpo do texto;
  • não ter título;
  • ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas;
  • ser manuscrita pelo próprio estudante;
  • ser legível;
  • estar em língua portuguesa, em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
  • ser escrita com caneta azul ou preta;
  • ser transcrita para o papel com identificação do Jovem Senador, fornecido pelo Senado Federal no material enviado às escolas e disponível no site do Jovem Senador;
  • não ter rasuras, exceto se com um traço simples e sem parênteses.

Os(as) estudantes deverão ter plena liberdade para expor suas ideias, não sendo permitida a intervenção de terceiros na produção dos textos. Cada escola deve selecionar apenas uma redação vencedora, sendo permitida a participação estudantil no processo de escolha.

A produção escolhida deve ser enviada pela escola acompanhada de ficha de inscrição preenchida e assinada pela direção, professor(a) orientador(a), estudante e responsável, bem como cópia de RG e CPF do(a) estudante e professor(a) orientador(a). O envio da documentação física deve ser feito pela escola a uma unidade da Secretaria de Educação, conforme orientações contidas nesse link.

Depois disso, as Secretarias Estaduais farão a escolha de três textos finalistas por estado, que serão encaminhados ao Senado Federal. O Senado, por sua vez, escolherá uma redação vencedora por estado (totalizando 27 estudantes) para, em seguida, escolher três vencedores nacionais. Os 27 vencedores da etapa estadual serão os Jovens Senadores da edição 2020.

O regulamento completo com todas as orientações para participação está disponível nesse link.

Premiação

Além de passar uma semana em Brasília (DF) com as despesas pagas, os(as) jovens senadores deverão levar ideias que poderão se transformar em projetos de lei. Durante a semana presencial na capital federal, os(as) participantes trabalharão em cima das melhores ideias para chegar a três propostas legislativas. As propostas aprovadas pelos(as) jovens serão enviadas como sugestões legislativas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, podendo tramitar no Congresso Nacional e ser sancionadas pelo Presidente da República.

Além disso, as escolas que tiverem estudantes finalistas receberão publicações do Senado para compor o acervo de suas bibliotecas. Professores(as) orientadores(as), por sua vez, também acompanharão os(as) jovens senadores a Brasília e participarão de atividades de capacitação num total de 40 horas, com certificado emitido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Cronograma

Período de inscrições: 30 de março a 14 de agosto de 2020.

Prazo para Secretarias Estaduais enviarem redações ao Senado: 18 de setembro de 2020.

Anúncio dos 27 vencedores estaduais: 6 de outubro de 2020.

Anúncio dos três primeiros lugares na etapa nacional: 27 de outubro de 2020.

Semana presencial Jovem Senador 2020 em Brasília (DF): 23 a 27 de novembro de 2020.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Paula Nishizima

Jornalista multimídia e educomunicadora com experiência em gestão de projetos sociais.

Comments

Loading…

0

Comments

0 comments

Vídeos da Turma da Mônica são aliadas à educação e ao enfrentamento de violências contra a mulher

Jout Jout volta a fazer vídeos com novo formato, abordando feminismo com adolescentes e jovens