in ,

Universo Educom participa de live comemorativa ao International Youth Day


O idealizador do portal Universo Educom – o jornalista, educomunicador e pesquisador de Comunicação e Educação – Diego Silva Alves, foi um dos convidados para participar do bate-papo online promovido pela ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores(as) e Profissionais em Educomunicação, na véspera do Dia Internacional da Juventude (11/08/2020). O evento também contou com a participação da convidada adolescente Bruna Salomão, da ONG Cipó Comunicação Interativa, de Salvador (BA). O tema da atividade, comemorativa ao International Youth Day, foi “A Juventude na Educomunicação”.

Na ocasião, Diego abordou a importância das juventudes para as articulações e diálogos intergeracionais com crianças, adolescentes, adultos(as) e idosos(as). “Muitas vezes, esse grupo é visto como irresponsável ou incapaz, por não ter muita experiência ou vivências em diversos campos e atividades. É aí que precisamos provar que somos capazes através dos processos em nossos trabalhos, das nossas entregas de resultados e do impacto que as ações produzem”, comenta.

Diego Silva Alves representou o portal Universo Educom e ocoletivo Parafuso Educomunicação no evento. | Imagem: Reprodução/ Youtube da ABPEducom.

Bruna, estudante de 17 anos, também compartilhou sua visão sobre a importância da atuação juvenil na educomunicação comentando, inclusive, da sua experiência como monitora em atividades da Cipó Comunicação Interativa, como encontros sobre cidadania e produção de conteúdo midiático como fanzines, histórias em quadrinhos e fotografias com temática social.

Bruna Salomão recordou com carinho, o seu envolvimento e o de outros(as) jovens na organização coletiva de um evento da Cipó Comunicação Interativa. | Imagem: Reprodução/ Youtube da ABPEducom.

Durante a conversa, foi abordada a importância da pesquisa e das atividades práticas educomunicativas desenvolvidas por jovens universitários(as), o protagonismo na luta contra preconceitos, a liderança de projetos sociais de comunicação e educação em todas as regiões do país, as relações das juventudes com novos olhares sobre o campo econômico-financeiro (fazendo a educomunicação dialogar com pautas como a educação financeira e a distribuição de renda no país), as novas possibilidades de comunicação de causas através das redes sociais e o desafio de democratizar o acesso à web e às tecnologias para promover a inclusão de mais jovens ao mundo digital.

ABPEducom tem realizados diversas lives durante o período de pandemia, com inúmeras temáticas correlacionadas com a prática da educomunicação. Imagem: Reprodução/ ABPEducom.

Transmitido pelo Youtube e, ao mesmo tempo aberto à participação pela plataforma Jitsi (para quem quiser fazer perguntas e interagir de maneira mais direta, em tempo real), a atividade contou com mediação dos(as) associados(as) da ABPEducom: Paola Prandini (ONG Afro Educação) e Mauricio Virgulino.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Dia Internacional da Juventude em Meio a uma Pandemia

Setembro Amarelo e a Prevenção do Suicídio em Adolescentes