in , ,

Série ‘Cordélicos’ apresenta aventuras de cangaceiros(as) que desembarcam no nordeste retrofuturista

A equipe do programa Claquete, da TV FDR, dedicou uma edição especial inteiramente para falar do lançamento da série Cordélicos, que estrou em 2022. A série apresenta as aventuras de um grupo de cangaceiros(as) que foram parar no nordeste do futuro e precisa deter os planos do terrível “Cabra da Peste”! O vilão está louco pra acabar com os recursos naturais e instaurar o caos na região.

A série conta ainda com participação especial do querido cantor e compositor Falcão, que teve um personagem exclusivamente produzido pensando em sua imagem e personalidade e que conta com a voz do próprio artista!

O programa “Claquete” convida a diretora Michelle Gabriel, o roteirista Felipe Manzzoni e o produtor Guilherme Machadopara compartilharem os desafios do processo de produção, o percurso criativo, as escolha das situações e enredos para constar nos episódios etc. Apresentado pelo crítico de cinema Arthur Gadelha, o programa se proõe a valorizar o cinema brasileiro.

A série conta com 23 episódios e mistura referências da cultura brasileira e dos clássicos de ficção científica, como personagens do folclore nordestino, elementos das obras de Ariano Suassuna, Star Wars etc.

Quem mora na região nordeste tem a opção de assistir à série pelo Canal FDR ou ao vivo, de qualquer lugar do mundo, pela internet. Trata-se de uma emissora de televisão brasileira sediada em Fortaleza (CE) e pertence à Fundação Demócrito Rocha, que por sua vez é mantida pelo Grupo de Comunicação O Povo.

A edição do programa “Claquete”, cujo vídeo está disponível no início desta matéria, pode ser interessante para profissionais do cinema, profissionais da animação, estudantes das mais diversas áreas da comunicação (Jornalismo, Design, Rádio e TV, Cinema etc.) e também para atividades educomunicativas que queiram debater temas como leitura crítica da mídia, bastidores do cinema de animação e representação do povo nordestino na mídia.

A programação da emissora é transmitida por sinal digital aberto (canal 48.1) e por sinal fechado (23 – Multiplay | 24 – Net | 138 – Brisanet). A exibição acontece de segunda a sábado, às 15h no Canal FDR.

A série pode ser um recurso didático para discutir os conceitos de “culturas híbridas”, “interculturalidade”, “globalização”, “releitura cinematográfica”, “futurismo”, “retrofuturismo”, “identidade regional/ regionalismo”, “cultura pop” e temáticas ambientais diversas, tendo em vista o projeto de dominação e devastação dos recursos naturais que o vilão quer instaurar durante toda a série.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Universo Educom assina Manifesto #ÉTempoDeRestaurar, da WWF Brasil

Prefeitura de São Paulo associa educomunicação a melhor rendimento de estudantes