in , ,

Animação explica importância da atenção à saude de indígenas Yanomamis

Vídeo pode contribuir em atividades educomunicativas e também está disponível com narração no idioma Yanomami

A animção “Amazônia sem Garimpo”, já denunciava os riscos da instalação de Garimpo em terras indígenas dos povos Yanomamis. O material é fruto do projeto “Aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena”, com realização da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), durante o ano de 2022.

Já se demonstrava, inclusive, os reflexos da devastação já causada à saúde desses povos, quer seja na população adulta, quer seja a de crianças, adolescentes e jovens.

O vídeo mostra cenas que ilustram a  ação ilegal de garimpeiros em processos como erosão do solo, contaminação das águas do rio, desmatamento da floresta e circulação de máquinas pesadas em território indígena.

O vídeo valoriza a atuação de profissionais da saúde como médicos(as), enfermeiros(as) e técnicos da Fiocruz, mostrando um pouco das suas condições de trabalho e os desafios de orientar a população local diante de situações extremas como falta de água própria para o consumo humano e contaminação de peixes que são utilizados como alimento dos indígenas.

Assista à animação em suas versões em língua portuguesa e com narração no idioma Yanomami


FICHA TÉCNICA

Direção, Produção e Roteiro

Tiago Carvalho

Direção, Produção e Montagem
Julia Bernstein

Ilustrações
Guilherme Petreca

Animação
Diego Santos

Desenho Sonoro
Damião Lopes

Trilha Sonora
Tarde Ilustrada

Música de Créditos
Rio da Vida
Leandro Floresta

Narração Português
Alessandra Korap Munduruku

Narração e Tradução Munduruku
Jairo Saw Munduruku

Narração e Tradução Yanomami
Dário Vitório Kopenawa Yanomami

Oficina de Roteiro com o Povo Munduruku
Nuno Godolphin

Coordenação Geral
Ana Claudia Santiago de Vasconcellos (EPSJV/Fiocruz)

Coordenação Adjunta
Paulo Cesar Basta (ENSP/Fiocruz)

Esta animação é parte integrante do projeto de pesquisa “Impactos do Mercúrio em Áreas Protegidas e Povos da Floresta na Amazônia: Uma Abordagem Integrada Saúde e Ambiente”

Produção Executiva
Ana Claudia Santiago de Vasconcellos (EPSJV/Fiocruz)
Paulo Cesar Basta (ENSP/Fiocruz)

Financiamento
Programa INOVA Fiocruz e VPAAPS/Fiocruz via projeto “Aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena”, através do desenvolvimento de estudos técnicos, pesquisas científicas e ações estratégicas, essenciais para a diversificação, ampliação e qualidade dos serviços de saúde prestados aos indígenas.

Realização
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Dossiê revela que Brasil segue como país que mais mata travestis e transexuais do mundo

Confira participações marcantes de Glória Maria em entrevistas a diferentes veículos de comunicação