in

Vídeo mais didático sobre o caso de racismo em ‘festa colonial’ é da youtuber Nátaly Neri

O canal Afros e Afins, da youtuber Nátaly Neri, publicou numa quinta-feira (14/02/2019), o vídeo mais aprofundado e interessante sobre o caso da festa de aniversário da ex-editora da revista Vogue Brasil. Clique no player abaixo para assistir.

 

 

O vídeo traz uma das melhores análises graças a um apanhado de informações reunidas pela youtuber, que ajudam a compreender que esse não foi um caso isolado e como vem se repetindo historicamente, com casos similares e absurdos ocorridos nos últimos anos. Ela cita a dona de uma fazenda que oferece serviços de “turismo colonial escravocata”, o motel que criou quartos inspirados no período escravagista (Suíte Senzala, Suíte Casa Grande etc.), além de citar novelas que adoram usar a temática da escravidão como pano de fundo para tramas que reavivam e exploram a memória das mais cruéis torturas vividas por pessoas escravizadas em nosso país.

O vídeo surge dias após a polêmica festa de 50 anos de Donata Meireles, editora na revista Vogue Brasil, que comemorou seu aniversário na Bahia decorando o local com saudosismo colonial e baianas como adereços para a foto dos(as) convidados(as), que poderiam se sentar em cadeiras de pais e mães-de-santo, cargos de uma das religiões mais perseguidas no Brasil, o candomblé.

Nátaly Neri é estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal de São Paulo. Em seu canal, aborda temas relacionados à negritude brasileira, conectando-as com moda, política, beleza, auto-cuidado, sustentabilidade e saúde. Que tal seguir a produtora de conteúdo nas redes sociais, hein? Listamos os canais de comunicação dela pra você:

Facebook | Youtube | Instagram | Twitter

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Baixe livro gratuito, ilustrado por Ziraldo, que ajuda a conhecer quem foi Chico Mendes

Infográfico ajuda a entender desigualdades com que meninas são tratadas no Brasil