in , , , ,

Amei!Amei!

Animação ajuda a discutir o conceito da filosofia “Ubuntu” com crianças e pré-adolescentes

Com mais de meio milhão de visualizações, a animação do canal Filtr Kids Brasil apresenta uma maneira lúdica de abordar a filosofia africana do “Ubuntu” com o público infantil. A obra destaca de qual parte do continente africano surgiu essa filosofia e introduz a reflexão sobre o quanto a felicidade pode ser encontrada a partir de conquistas construídas coletivamente em vez de privilegiarmos as conquistas baseadas no egoísmo e/ou no individualismo.

 

Recursos pedagógicos e audiovisuais utilizados

A animação tem poencial de dialogar com o público infantil por utilizar a representação de um teatro de palitoches (aquele união do princípio do teatro de fantoches, porém, com um desenho 2D do personagem fixado a um palito). A narração e o texto possuem uma linguagem que facilita a compreensão da história pelas crianças. O cenário possui uma base visual semelhante, com a mudança de elementos como luz, cores, objetos e vegetação, a depender do momento da narrativa. Assim, quando anoitece, o fundo utiliza um céu escurecido; ao amanhecer, usa-se uma cor mais vibrante e solar, por exemplo.


Alguns aspectos pedagógicos interessantes é a utilização de nomes de origem africana para os personagens e a preocupação em evidenciar que não se trata de uma filosofia diluída em todo o continente, mas sim de uma região específica. Percebe-se um cuidado importante na construção visual do cenário do vídeo que retrata a savana africana que é, de fato, a vegetação predominante na África do Sul, país situado na região em que a filosofia Ubuntu se originou.

Sinopse curta da história

Andile reuniu algumas crianças e propôs uma brincadeira! Mas que brincadeira foi essa? E qual foi o resultado? A lenda Ubuntu fala sobre cooperação, igualdade e respeito. É sobre esses valores que a história vai abordar.

Como essa filosofia foi amplamente disseminada?
Breve contextualização histórica

De acordo com apuração da apresentadora e roteirista da BBC News Brasil, Malu Cursino, foi a escritora e empreendedora negra Gertrude Matshe quem popularizou a filosofia Ubuntu, através de seus Ted Talks – palestras com personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, disponibilizadas no Youtube, traduzidas e/ou legendadas em diversos idiomas. Assista ao vídeo abaixo para se aprofundar um pouco mais!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Prefeitura de Guarulhos anuncia 3ª Bienal Internacional do Livro

Baixe gratuitamente o livro “Projetos sociais: um infinito campo de possibilidades”