in , , ,

Adolescentes do Imprensa Jovem fazem cobertura de Encontro do G-20, abordando temas socioambientais e econômicos

O período entre os dias 27 e 29 de fevereiro tem sido marcado pela participação de estudantes da rede pública municipal de ensino da cidade de São Paulo na cobertura educomunicativa dos encontros do G-20 no Brasil. O evento é realizado no Pavilhão Bienal, no Parque do Ibirapuera.

De modo geral, os(as) estudantes de escolas municipais se revezam na produção de entrevistas, fotografias, vídeos e textos informativos. Já os(as) estudantes do Centro de Estudos de Línguas Paulistano – CELP contribuem com processos de tradução e produção de comentários em Inglês.

Foto: Divulgação/ Site da SME SP.

Educomunicação e processos significativos de aprendizagem

A assessoria de comunicação da Prefeitura de São Paulo evidencia que os preparativos para esta cobertura vêm sendo realizados há algum tempo. Em suma, os(as) estudantes têm participado de encontros online, às terças-feiras, para a realização de estudos sobre o Fórum Internacional do G-20, conversando sobre a correlação do evento com pautas como o combate à fome à pobreza e à desigualdade, bem como a importância do desenvolvimento sustentável para os países que compõem o grupo.

Desse modo, as formações em educomunicação acabam contribuindo para além de uma abordagem técnica em comunicação social e utilização de equipamentos, incentivando também a reflexão crítica sobre temas sociais, ambientais e econômicos alinhados, inclusive, ao projeto político-pedagógico das escolas e à Base Nacional Comum Curicular.

Foto: Reprodução/ Youtube Videoteca SME SP.

“O diálogo entre estudante e os especialistas do G20, não apenas reduzirá a aridez do tema, mas também abrirá espaço para a criação de conteúdos mais atrativos e relevantes para os jovens”. Carlos Lima, coordenador de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

 

Conheça de onde vêm as equipes escaladas para a cobertura

EMEF Pedro Américo;
EMEF M’Boi Mirim II;
EMEF José Mário Pires Azanha;
EMEF Deputado José Blota Júnior;
EMEF Paulo Duarte;
Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP) Pirituba – Jaraguá.

Foto: Reprodução/ Site Brasil Escola.

A composição do G-20

O G20 (ou Grupo dos 20) é formado por 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. Ele foi criado em resposta às crises financeiras do final dos anos 90.Atualmente, o grupo conta com Chefes de Estado, Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais de 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. A União Europeia e a União da África também fazem parte do Grupo.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Baixe gratuitamente o livro “Projetos sociais: um infinito campo de possibilidades”

Revista Educatrix publica edição temática sobre enfrentamento às violências na escola