in ,

Cinco projetos de valorização de pessoas com síndrome de down pra você conhecer

Vagando pela internet, a gente sempre acaba encontrando referências legais e conteúdo de tirar o fôlego! Pra escrever esse texto, por exemplo, juntei cinco xícaras de boas iniciativas sociais voltadas a pessoas com síndrome de down, meio litro de memória e uma pitadinha de concentração pra sentar em frente ao computador e produzir, de fato, o texto final.

A lista abaixo é pra você conhecer, acessar os sites, interagir com as fanpages, se informar e compartilhar conhecimento com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.

Projeto Estrelinha
Nasceu em Curitiba (PR), por meio da fotógrafa Viviane Bachega. Através da fotografia, busca ajudar com a autoestima e inclusão de crianças com qualquer tipo de deficiência, além de ser útil no tratamento de alguns distúrbios de socialização. Todo mês são realizados ensaios fotográficos de crianças com deficiência e as imagens são entregues em formato impresso e em um CD personalizado, de forma gratuita. Pra virar um(a) fotógrafo(a) parceiro(a) é só entrar em contato pela fanpage.


Davi. Veja o álbum completo clicando aqui. Foto: Maira Guimarães, de Viçosa – MG.

Movimento Down
Produz conteúdos informativos diversificados e os compartilha pela internet, para ajudar famílias, profissionais e o público em geral a combater preconceitos e a buscar condições efetivas de inclusão. Pra acompanhar, é só ficar de olho no site ou na fanpage.

Reviver Down
Com sede em Curitiba (PR), essa entidade tem como missão “ser elo de ligação entre a família e sociedade para a integração e o reconhecimento da cidadania da pessoa com Síndrome de Down”. Acesse o site e a fanpage!

Instituto Ápice Down
Instituição sem fins lucrativos, localizada em Brasília (DF), que ajuda a promover a qualidade de vida e a inclusão das pessoas com síndrome de down. Eles buscam trabalhar várias áreas (fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, terapia ocupacional etc.) para contribuir no desenvolvimento de habilidades e na formação dos seus integrantes. Acesse o site ou a fanpage para conhecer mais!

Fundação Síndrome de Down
A organização tem sede na cidade de Campinas (SP) e possui áreas de atuação bastante interessantes, como: atenção Às famílias, atenção terapêutica, educação especial, apoio à vida adulta, bem como formação e inclusão no mercado de trabalho. Acesse o portal e a página de Facebook da Fundação!


Esse texto é uma versão revista e atualizada de um post que publiquei no meu blog pessoal em Junho de 2015.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Conferência “Educomunicação, transleitura e processos de mediação” será transmitida ao vivo pelas redes sociais

Baixe o livro “O professor e a educação inclusiva”