in , ,

Aff!Aff! tristetriste geekygeeky hahahhahah Amei!Amei! Uau!Uau! TopTop Argh!Argh!

10 jogos para fazer em casa com crianças e adolescentes

Confira exemplos de jogos e brincadeiras para fazer em casa, com pouca gente e pouco espaço.

Imagem: Alexas_Fotos, de Pixabay.

Além dos clássicos jogos de mímica, adivinhação e cantigas, existe uma série de outras brincadeiras que podem ser feitas com poucas pessoas e pouco espaço disponível. Afinal, com escolas da rede municipal e estadual fechadas devido à crise provocada pelo novo coronavírus, é preciso usar a criatividade para proporcionar uma convivência divertida e leve com as crianças e adolescentes que agora estão mais tempo em casa.

É possível que você já conheça alguma dessas atividades por outro nome ou com outras características, o que é totalmente compreensível. Sem mais delongas, aqui estão dez brincadeiras e jogos para fazer em casa com crianças e adolescentes.

 

Jogo do Espelho

A ideia é simples: em dupla, uma pessoa se move e outra tenta imitar seus movimentos simultaneamente, como se fosse um espelho. Para deixar a brincadeira mais divertida, é possível acrescentar música ou deixar uma terceira pessoa de fora para tentar adivinhar quem é o “mestre” e quem é o espelho. É legal equilibrar o número de vezes em que uma pessoa é espelho ou mestre. Assim, todo mundo brinca e se diverte.

 

Percurso Corporal

Uma pessoa escolhe uma sequência de passos de dança, numerando cada movimento (1, 2, 3 e assim por diante). Durante a brincadeira, essa pessoa vai indicando os números em ordem embaralhada, para que os/as demais realizem a coreografia de acordo com a nova ordem. A brincadeira exige atenção e memória, uma vez que é preciso lembrar quais dos passos e seus números. Além disso, o nível de dificuldade pode ser aumentado acrescentando mais movimentos.

 

“Blablação”

Essa brincadeira pode ser feita com duas ou mais pessoas. Estas devem contar uma história só com “blá blá blá”, mas devem fazer gestos para serem compreendidos pelo restante dos/as participantes.

 

“Um, dois, três limões,…”

Para quem gosta de números, a brincadeira dos limões é feita para desafiar a atenção de jogadores e jogadoras. O jogo começa com um/a participante contando “um, dois, três limões”. A próxima pessoa deve continuar a contagem a partir do número 5, suprimindo o número quatro. Ou seja, cada vez que alguém diz a palavra “limões”, o número que viria a seguir não deve ser dito. Quem for errando, deve sair do jogo. A brincadeira termina quando alguém fica por último sem errar nenhuma vez.

 

Jogos de Improviso

Para quem é mais desinibido/a (ou quer trabalhar a timidez), é possível brincar com jogos de improvisação. Popularizados na internet com vídeos do grupo Barbixas e no espetáculo Zenas Improvisadas, os jogos de improviso geralmente propõem um cenário ou situação do cotidiano (dentro do ônibus, na fila do mercado etc.) para começar a brincadeira. Uma ou mais pessoas improvisam papéis naquele contexto, ficando livre o momento no qual cada participante entra em cena.

Por último, é importante uma pessoa ficar de fora para, conforme sua vontade, ir acrescentando elementos novos e inesperados ao jogo (coisas como “entra em cena uma mulher dando à luz” ou “o personagem tal perde a fala”).

 

Criem uma História

Reúna um grupo pequeno de pessoas e, juntos, criem uma história oral com começo, meio e fim. Para deixar a coisa mais divertida, é possível limitar o número de palavras que cada pessoa pode dizer (algo entre 1 a 3 já é interessante). Quanto mais sem pé nem cabeça a história ficar, melhor!

 

Escrita Maluca

Em dupla, duas pessoas se posicionam uma em frente à outra, sendo que uma delas precisa ficar de costas (não vendo, portanto, a outra pessoa). Quem está de frente deverá usar a ponta do dedo para traçar uma letra, palavra ou desenho nas costas da outra. A tarefa é adivinhar que letra, palavra ou desenho foi feito.

 

“CS”

Contrariando os entusiastas de jogos online, esse CS não quer dizer Counter Strike. O jogo começa com alguém dizendo uma palavra (qualquer palavra!), menos aquelas que comecem com as letras C ou S. A próxima pessoa deve dizer outra palavra que tenha a ver com a primeira, também seguindo a mesma regra (nada de palavras que comecem com C ou S). Assim segue o jogo, até alguém errar. É possível tirar da brincadeira quem usar palavras iniciadas em C ou S, ou ir diminuindo pontos de quem quebrar a regra principal. Assim, quem permanecer com menos penalidades ao fim do jogo, ganha.

 

Hora de Relaxar

Quando a galera cansar, vocês podem fazer juntos um exercício de relaxamento. Todos ficam sentados, em silêncio, numa sala pouco iluminada e com um som ambiente (pode ser uma música instrumental suave). A ideia é que cada pessoa vá focando a atenção em diferentes partes do corpo, enquanto respira profundamente. Uma pessoa fica responsável por, pausadamente, ir dando as seguintes instruções:

a) Perceba os seus dedos e as plantas dos pés, relaxando ao máximo, cedendo o peso do corpo à gravidade. Respire profunda e suavemente.
b) Relaxe a musculatura das coxas, joelho e quadril.
c) Busque, através da respiração, relaxar a musculatura do abdômen, por meio de inspirações e expirações.
d) Alongue a coluna vertebral e relaxe os ombros.
e) Relaxe as palmas das mãos e dedos.
f) Construa paisagens e imagens confortáveis, agradáveis, que propiciem o relaxamento muscular.

Se preferir, vocês também podem utilizar algum vídeo ou áudio de meditação guiada ou escaneamento corporal.

 

Espero que essas atividades possam servir para criar momentos de descontração com a meninada. Bons jogos!

Nota: Algumas dessas atividades fazem parte do meu repertório de educomunicadora. Outras, porém, foram retiradas dos guias “Jogo Teatral” e “Qual é a sua dança? Dança para Crianças e Adolescentes“, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Ambos podem ser acessados na web e estão licenciados em Creative Commons. Vale a pena dar uma olhadinha!

What do you think?

6 points
Upvote Downvote

Written by Paula Nishizima

Jornalista multimídia e educomunicadora com experiência em gestão de projetos sociais.

Comments

Loading…

0

Comments

0 comments

Jout Jout volta a fazer vídeos com novo formato, abordando feminismo com adolescentes e jovens

Estudantes de escolas públicas podem participar do Desafio #ForaCoronavírus