in , ,

Podcast discute relação entre educomunicação e promoção da saúde sexual de adolescentes e jovens

Ilustrações: Igor DiCastro/ DiverSUS.

Está disponível, desde Novembro de 2018, o podcast “Educom como estatégia de educação entre pares na saúde”, através da rede social Soundcloud, do grupo DiverSUS. Com duração de aproximadamente 27 minutos, o podcast – conteúdo parecido com um programa de rádio, porém disponibilizado na web – tem o formato de um bate-papo/ programa de entrevistas em que jovens ajudam a compreender a aplicabilidade das práticas educomunicativas para mobilizar as juventudes a cuidarem da própria saúde, sobretudo da saúde sexual e reprodutiva.

 

 

O podcast faz parte das iniciativas do DiverSUS, um grupo formado através de projeto realizado pela Coordenação Geral de Saúde dos Adolescentes e Jovens – CGSAJ/DAPES/SAS (do Ministério da Saúde), com o apoio de coletivos jovens de todo o país e do Fundo de População das Nações Unidas – Unfpa.

 

Outros cinco podcasts também foram produzidos e elaborados pelos(as) jovens do Diversus! Confira na lista abaixo os temas dos outros programas:
Planejamento reprodutivo também é coisa de homem!;
Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina;
Jovens e HIV;
Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Saúde LGBT.

 

 

O episódio que trata da educomunicação é o que possui a menor duração e o maior número de visualizações. Até o fechamento desta matéria, o áudio tinha sido escutado 186 vezes.

 

O conceito de educação entre pares, discutido no podcast, é defendido pelo pedagogo e escritor Paulo Freire como uma boa prática educativa, em que os(as) sujeitos(as) devem ser estimulados(as) a trocar conhecimentos entre si. A mediação do(a) educador(a) continua sendo importante nesses casos, mas o ponto de partida dos diálogos e construção dos saberes passa a ser protagonizado pelos(as) próprios(as) educandos(as). Se interessou por esse conceito e quer se aprofundar mais no assunto? A dica é buscar mais informações no livro “Educação como prática de liberdade”, de Paulo Freire.

 

Visite a página do DiverSUS para acessar as reportagens fotográficas, os vídeos e as ilustrações produzidas pelos(as) jovens integrantes do projeto!

 

Sobre o DiverSUS
DiverSUS – Educomunicação, Juventudes e Saúde tem o objetivo de elaborar e difundir materiais em comunicação que dialoguem com as perspectivas e anseios das juventudes, o DiverSUS traz reflexões sobre identidades étnicas e raciais, condições sociais, sexualidades e afetos, numa perspectiva de fortalecimento dos direitos sexuais e direitos reprodutivos dessa população.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Iniciativa de educomunicação com povos indígenas estimula produção para redes sociais e jornal impresso

Videoclipe mostra a atmosfera do lançamento da exposição fotográfica do projeto ‘Observador’