in

Iniciativa de educomunicação com povos indígenas estimula produção para redes sociais e jornal impresso

Próxima fase será formação em audiovisual

Uma turma de aproximadamente 25 indígenas tem participado de atividades de formação em comunicação, no noroeste do Estado de Mato Grosso. As ações foram idealizadas pela Rede Juruena Vivo, através do “Projeto Berço das Águas” – que está em sua terceira edição! -, com patrocínio da Petrobras Socioambiental. Segundo reportagem do jornal Correio de Mato Grosso, publicada em 16 de Abril de 2019, “Dois módulos do curso já foram concluídos, um focado no uso das redes sociais e outro na produção de jornal. A última etapa, de audiovisual, acontecerá em junho deste ano”.


O 5° Festival Juruena Vivo, realizado em Novembro de 2018, teve a cobertura colaborativa de comunicadores(as) do Juruena e do coletivo Mídia India. | Foto: Divulgação/ Facebook da Rede Juruena Vivo.

 

Nos encontros de formação, os(as) jovens aprendem na prática sobre as linguagens da comunicação que estão estudando e acabam sendo estimulados a produzirem conteúdo sobre suas vivências, a partir dos assuntos levantados pelo grupo. As oficinas vão ajudar com que os(as) participantes possam se tornar colaboradores(as) na produção de conteúdo para o blog, Facebook e Twitter da Rede Juruena Vivo, promovendo a circulação de informações e a visibilidade dos principais fatos e notícias que ocorrem em suas comunidades.


O jornal #JuruenaEmFoco foi distribuído no I Encontro de Mulheres da Bacia do Juruena, realizado entre 12 e 14 de Abril de 2019, em Juína (MT). | Foto: Divulgação/ Facebook da Rede Juruena Vivo.

A edição n° 01 do Jornal Juruena em Foco pode ser lida na íntegra na web. Ele é resultado da Oficina de Introdução Prática ao Jornalismo Comunitário, ministrada pela jornalista Luna Gámez, entre os dias 1° e 4 de Novembro de 2018.

Sobre a Rede Juruena Vivo
A Rede Juruena Vivo é formada por organizações da sociedade civil, agricultores familiares, indígenas, estudantes, acadêmicos, coletivos (associações comunitárias e fóruns de mobilização social), servidores públicos e empresas interessadas em alternativas para o desenvolvimento local considerando a integridade da bacia do rio Juruena e buscando contribuir com espaços de participação popular nas discussões sobre gestão ambiental e recursos hídricos. Atualmente, é apoiada pelo Projeto Berço das Águas III, com o patrocínio da Petrobras, via o Programa Petrobras Socioambiental.


Texto: Diego Henrique da Silva, com informações do Jornal Correio de Mato Grosso e do Blog da Rede Juruena Vivo.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Concurso de fotografias da UDESC celebra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Podcast discute relação entre educomunicação e promoção da saúde sexual de adolescentes e jovens