in , ,

Vídeo ensina a desenhar e colorir Nelson Mandela em menos de cinco minutos

A gente sabe que desenhar exige prática, desenvolvimento da criatividade e a possibilidade de utilização de inúmeras técnicas. E mais: a invés de incentivar que a garotada se acomode com uma cultura de reprodução e cópia, reconhecemos a importância da criação individual e coletiva e dos exercícios de imaginação, tentativa e desenvolvimento de estilos e traços próprios. No entanto, para quem se considera um(a) iniciante na prática do desenho, esse post pode ser bastante legal!

Hoje (18/07/2020) é considerado o Dia Internacional de Nelson Mandela. Ele já foi presidente da África do Sul, praticamente a principal liderança política da história daquele país e um símbolo da luta contra a opressão racial, ao lutar contra uma lei que segregava totalmente negros(as) e brancos(as): o apartheid. As duas etnias não podiam frequentar os mesmos espaços. A população negra precisava de uma credencial para poderem sair de seus guetos e acessar espaços urbanos; caso não estivessem com essa identificação poderiam ser encarcerados(as) pela polícia.

Pra comemorar essa data de maneira lúdica e educomunicativa, compartilhamos a seguir uma aula de como desenhar o líder sul africano, que morreu em dezembro de 2013. Em pouco mais de quatro minutos, o canal de Youtube Art for All (Arte para Todos) propõe como desenhar o busto de Nelson Mandela com canetinhas hidrocor. Bora desenhar?


Se você fizer o desenho e postar nas suas redes sociais utilize a hashtag #UniversoEducom e o arroba @universoeducom pra gente conseguir ver o resultado do seu trabalho, além de podermos curtir e comentar!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

As relações entre a realidade educacional brasileira atual com o videodocumentário “Pro dia nascer feliz”, lançado há 15 anos

A Pandemia e o impacto nas ações sociais