in , ,

Websérie é produção audiovisual mais recente sobre redução da maioridade penal

O Coletivo Rebento, formado por jovens jornalistas, fotógrafos, pesquisadores e artistas tem produzido e disponibilizado novos episódios da websérie documental ‘O filho dos outros’ por meio do canal oficial da série no Youtube. Segundo eles, desde que a PEC da Redução da Maioridade Penal voltou à pauta da Câmara dos Deputados (objetivando reduzir a imputação penal no Brasil de 18 para 16 anos), se reuniram para produzir um material audiovisual que suprisse uma certa carência de informações acerca sobre o assunto.

A websérie tem oito episódios que periodicamente vem sendo postados nesta playlist:

A PEC 171/93 está em tramitação no Congresso Nacional e foi aprovada pela Câmara dos Deputados depois de ter sido votada em dois turnos. A proposta está no Senado onde também precisa ser aprovada em dois turnos. Saiba como votou cada deputado acessando o levantamento realizado por essa postagem da Carta Capital.


Foto: Divulgação/ Ponte Jornalismo

Confira as sinopses dos 4 episódios já publicados:

Episódio 1 – Pea
Parte do Coletivo Rebento acompanhou a situação do sistema socioeducativo do Ceará marcado por rebeliões, denúncias de torturas e maus tratos contra os adolescentes internos. Entrevistamos especialistas, entidades de proteção à criança e ao adolescente e outras que acompanham a situação de perto. Entramos em algumas unidades mostrando uma situação degradante e a necessidade de repensar o modo de funcionamento do sistema.

Episódio 2 – Salmo 121
No segundo episódio acompanhamos a história de mães e ex-internos que passaram pela antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), atual Fundação Casa, e que contam a experiência da internação e os impactos sociais e psicológicos desse processo na vida dos jovens e de suas famílias.

Episódio 3 – Ovelha Negra
Este episódio discute a entrada de jovens e adolescente no mundo do crime explorando as razões que levem eles a trilhar tais caminhos. Ao mesmo tempo em que contamos essas histórias por meio de história de ex-internos, abordamos o processo de formação e expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atualmente domina um percentual importante dos presídios no Brasil.

Episódio 4 – Roda Gigante
Este episódio é uma imersão no universo da juventude de periferia que se encontra em rolezinhos, bailes funks e redes sociais e afirma sua identidade na produção cultural e seus modos de comportamento. Porém, apesar da sociedade consumir suas músicas e seus signos culturais que essa juventude produz, estes jovens são alvo de preconceito e criminalização.

Essa matéria é uma das produções que nasce após articulação realizada no Encontro Nacional de Comunicadores(as) Contra Redução da Maioridade Penal, realizado pelo Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adoelscente e pela Flacso Brasil, em Outubro de 2015.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Universo Educom vai mediar oficina de produção educomunicativa de revista digital

Websérie de ficção aborda história e cultura africana com tempero brasileiro