in , ,

Videodoc ‘Meninos de Palavra’ mostra reflexos da arte-educação em adolescentes privados de liberdade

Foi lançado publicamente, no dia 18 de Julho, o videodocumentário que conta sobre as experiências das oficinas do projeto ‘Educação com Arte: Oficinas Culturais’. O projeto é realizado pelo Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com a Fundação Casa – Fundação de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, em São Paulo (SP). O doc, por sua vez, é uma realização da Plataforma do Letramento, um ambiente digital de aprendizagem, que que visa incentivar a prática da escrita para brasileiros(as), bem como ajudar a garantir o aprendizado ao longo da vida e a participação social ativa e autônoma.

A obra ajuda a discutir como as artes (como o rap, a poesia, capoeira, teatro, artes visuais etc.) se conecta com a leitura, a redação e a expressão oral. Dividido em duas partes, ‘Meninos de Palavra’ começa explorando o universo das oficinas educativas com os adolescentes e deixa para o segundo momento a reflexão de especialistas sobre o processo de letramentos e desenvolvimento de habilidades por mei odos trabalhos dos(as) arte-educadores(as).

Assista à íntegra do documentário no canal de Youtube da Plataforma do Letramento e também logo abaixo:

Ficha técnica/artística
Meninos de Palavra
Concepção Daniela Schoeps, José Alves, Tamara Castro
Direção, fotografia e edição: Fabrício Borges
Som direto: Edson Pelicer, Fernanda Ribeiro, José Alves, P.MC, Tamara Castro, Tony Saga
São Paulo: Cenpec, 2017

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Levantamos 37 notícias sobre práticas de comunicação e educação em Julho!

Edital ‘Feminismos Contemporâneos’ quer selecionar projetos de equidade de gênero