in

Levantamos 37 notícias sobre práticas de comunicação e educação em Julho!

Mais uma vez batemos o recorde no levantamento de notícias de interesse de educomunicadores(as), mapeadas a partir de sites de diferentes regiões do Brasil, como portais de jornalismo, agências estatais, sites de prefeituras e de organizações/ entidades/ iniciativas sociais.

As 37 notícias foram encontradas em portais, blogs e sites das cidades de Balneário Camboriú (SC), Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cataguases (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fátima do Sul (MS), Fortaleza (CE), Hortolândia (SP), Piracicaba (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Leopoldo (RS), São Paulo (SP), Sinop (MT), Uberlância (MG) e Vitória da Conquista (BA), ou seja, de 19 municípios distintos. As cidades sede dos veículos de comunicação não são, necessariamente, os locais onde as práticas de comunicação-educação foram realizadas.

Neste mês de Julho, identificamos que a maioria das notícias de educom foram publicadas em veículos de comunicação da região Sudeste (40,54% das postagens), com 15 conteúdos, seguidos das regiões Sul (com 21,62% das postagens/ 8 conteúdos) e Centro-Oeste (18,91% das postagens/ 7 conteúdos). Do Nordeste  foram encontrados 5 matérias (13,51% dos posts) e da região Norte apenas 2 (5,40% do total).

Acesse a listagem com trechos das notícias logo abaixo! E não se esqueça: se encontrar algum link interessante durante este mês de Agosto, envie para o Universo Educom através do nosso e-mail universoeducom@gmail.com ou marque-nos no Facebook, Twitter ou Instagram 😉 Boa leitura!


02/07/2017
Inscrições abertas no Polo da UFJF para pós-graduação em Mídias da Educação

O Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cataguases, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em “Mídias na Educação”. Estão sendo ofertadas 210 vagas, distribuídas nos polos UAB vinculados à UFJF das cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Lavras e Cataguases, para onde são oferecidas 25 vagas.

Leia a matéria completa no site do Marcelo Lopes, de Cataguases (MG).


02/07/2017
Projeto será desenvolvido com mais 800 alunos da rede estadual

O Governo do Estado anunciou, nesta semana, que o projeto Educomunicação será oferecido para mais 800 alunos de 20 escolas do Estado.
Resultado de parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Educomunicação tem o objetivo de estimular práticas de comunicação social visando à formação de cidadãos responsáveis.

Leia a matéria completa no Portal Mídia News, de Cuiabá (MT).


03/07/2017
“Juventude Ativa” ajuda a transformar vidas de adolescentes

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social fez o encerramento da etapa do projeto “Juventude Ativa” 2017/1, nesta tarde de sexta-feira (30), na Igreja Católica São Sebastião. O projeto é uma linha de ação que combina um conjunto de políticas públicas, de educação, de direitos humanos, de ação comunitária e que visa à qualificação sócio-profissional de jovens de baixa renda para futura inserção no Mundo do Trabalho e sua intervenção protagonista no meio social.

Leia a matéria completa no Folhamax, de Cuiabá (MT).


04/07/2017
Instituto NET Claro Embratel anuncia capacitação para escolas municipais de Campo Grande

O Instituto NET Claro Embratel anuncia o lançamento do programa Educonex@o em Campo Grande, que forma e capacita os professores para o uso das atuais tecnologias digitais em sala de aula e que resultam em novas formas de ensinar e aprender.

Leia a matéria completa no portal A Crítica, de Campo Grande (MS).


04/07/2017
Jovens dos Centros Olímpicos têm curso de fotografia criativa

As férias escolares de julho de 2017 terão um gostinho especial para 150 alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal terão a oportunidade de ir além do esporte e mergulhar no mundo da fotografia. As vagas do curso Foto 3.0 serão abertas para crianças e jovens de 11 a 14 anos que se interessarem em aprofundar os conhecimentos fotográficos. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal e Fundação Assis Chateaubriand.

Leia a matéria completa no site do jornal Correio Braziliense, de Brasília (DF).


04/07/2017
Projeto Educomunicação-Transmídias, da UFMT, é ampliado no Estado

A cerimônia de ampliação do convênio ocorreu nesta quinta-feira (29), na Arena Pantanal, com apresentações culturais dos estudantes da Escola Estadual “Milton da Costa Ferreira”, do município de Jaciara, e do professor Francisco Lopes, da Escola Estadual “Alcebíades Calháo”, de Cuiabá, com apresentação de violino. Antes do evento, 60 estudantes da escola “Benedita Augusta Lemes”, de Jangada, visitaram o Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear), no Câmpus de Cuiabá.

Leia a matéria completa no portal Visão Notícias, de Sinop (MT).


05/07/2017
Seminário sobre multiletramentos discute ensino e aprendizagem na cibercultura: inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de (Multi)Letramentos, Educação e Tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura, que será realizado no período de 19 a 21 de setembro, no Campus I da UNEB, em Salvador.

Leia a matéria completa no portal da Uneb – Universidade do Estado da Bahia, de Salvador (BA).


06/07/2017
Escola Jonas Belarmino de Culturama desenvolve projeto sobre o ”Rádio”

O primeiro semestre de 2017 na Escola do Campo Jonas Belarmino da Silva de Culturama distrito do município de Fátima do Sul encerra com a Culminância do “Projeto: Rádio na Escola”, cujo projeto foi desenvolvido com os estudantes do ProEMI – Programa Ensino Médio Inovador, e todas as ações do projeto foram desenvolvidas nas aulas que aconteceram no 6º (sexto) tempo, a partir dos Campos de Integração Curricular Adicionais: Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital, que contemplam a disciplina de Atividades Eletivas – III, ações estas que objetivaram promover a “pesquisa e autoria” por parte dos estudantes, atendendo assim a proposta de Ensino do 6º tempo das escolas estaduais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Leia a matéria completa no portal Fátima Informa, de Fátima do Sul (MS).


06/07/2017
Pessoas em situação de vulnerabilidade social participam de aulas de informática em Juiz de Fora

A Guarda Municipal de Juiz de Fora oferece aulas de informática para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa de Inclusão Digital do setor de Prevenção e Cidadania. (…) Os estudantes aprendem a utilizar documentos de texto, planilhas e outros softwares. Além disso, podem se familiarizar com os recursos da internet, tendo acesso a educação a distância, mídias sociais, criação de currículos virtuais e e-mails.

Leia a matéria completa no portal G1 da Zona da Mata Mineira, de Uberlândia (MG).

–06/07/2017
No aniversário do ECA, meninos e meninas protagonizam as discussões em Semana de Mobilização com tema “Crianças e Adolescentes em Luta por Diretas e Direitos”

Publicado em6 de julho de 2017 por Periferia em Movimento
Começa na próxima segunda-feira, 10 de julho, a Semana de Mobilização dos Direitos da Criança e do Adolescente (SEMANCA), organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA Interlagos), com sede no Cidade Dutra e 18 anos de atuação no Extremo Sul de São Paulo.

Leia a matéria completa no site Periferia em Movimento, de São Paulo (SP).


07/07/2017
Ato denúncia o extermínio da juventude negra

O Instituto UniversidadePopular (Unipop) através da Agência de Noticia, em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos e Ação Mundo coletivo, realizou no último sábado (01), um ato contra o extermínio da juventude negra. A ação aconteceu na Praça do Marex e teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade local sobre o tema e denunciar a violência física e simbólica sofrida pelos jovens negros. O evento contou com a participação de jovens de diversos bairros, além de apresentações de coletivos e grupos artísticos.

Leia a matéria completa no blog da Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia, de Belém (PA).


07/07/2017
Começam nesta sexta-feira as audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular

A capital amazonense recebe hoje a primeira audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os próximos encontros acontecerão em Recife, Florianópolis, São Paulo e em Brasília, em diferentes datas, sendo uma reunião por região brasileira. A ideia é que, nas audiências, a população contribuia com sugestões para o projeto.

Leia a matéria completa no portal G1.


10/07/2017
Educação oferece oficinas de tecnologia no recesso escolar

A Secretaria estadual da Educação está com inscrições abertas para oficinas de tecnologia para alunos, professores e comunidade. As atividades serão desenvolvidas de 17 a 21 durante o recesso escolar no Seed Lab da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), em Curitiba.

Leia a matéria completa no portal Agência Estadual de Notícias do Paraná, sediada em Curitiba (PR).


10/07/2017
Inscrições abertas para curso em Educomunicação, na capital cearense

Estão abertas as inscrições para o Curso de Educomunicação, que acontecerá nos dias 26 de agosto e 23 de setembro, com o tema “Comunicação para Cidadania”, das 8h30 às 12h no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Fortaleza, Rua Solón Pinheiro, 915, bairro José Bonifácio. A expectativa é reunir 40 participantes entre agentes das diversas pastorais, estudantes, membros de organizações sociais e demais interessados.

Leia a matéria completa no portal da Rádio Dom Bosco, de Fortaleza (CE).


10/07/2017
UFSCar oferece curso a distância de tecnologias educacionais

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com as inscrições abertas até o dia 10 de julho para o curso “Tecnologias Educacionais: Aplicações e Possibilidades”, que será oferecido inteiramente a distância, sob a coordenação do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do Campus Araras da Instituição.

Leia a matéria completa no Portal da Novidade, de Hortolandia (SP).


11/07/2017
Seja um Repórter Jovem no ARTE 2017

Você gosta de escrever? É criativo e sempre arrasa no jornal mural do acampamento? Curte fotografar? Tem vocação para ser youtuber? Caso tenha respondido “sim” para uma dessas perguntas, você pode ser um Repórter Jovem durante o Acampamento Regional de Tropas Escoteiras! Isso mesmo, no ARTE!

Leia a matéria completa no site Escoteiros do Brasil – Regional São Paulo.


11/07/2017
Secretaria de Educação participa do lançamento de Edital para festival de curtas

(…) Podem participar do festival, que consiste na produção de vídeos com até cinco minutos, alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior, de escolas públicas e privadas localizadas em todo o país. As inscrições começam nesta quarta-feira, 12, e podem ser feitas até o dia 18 de agosto, presencialmente no IFBA, através dos site do evento (www.curta5.com.br) ou postagem via Correios.

Leia a matéria completa no site da Prefeitura de Vitória da Conquista (BA).


14/07/2017
Professores de Matemática participam de curso sobre uso de tecnologia na sala de aula

Professores da Rede Municipal de Balneário Camboriú estão aprimorando a utilização de dispositivos móveis para ensinar matemática aos alunos. Nesta quinta-feira (13), no Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira, começou o curso “Mobile Learning – aprendizagem móvel para o ensino de conceitos matemáticos”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O curso, de 30 horas de duração, é semipresencial e destinado a professores de matemática do 6º ao 9º ano.

Leia a matéria completa no site do Jornal Folha do Litoral, de Balneário Camboriú (SC).


14/07/2017
“Um grito por direitos” mobiliza crianças e adolescentes no Museu do Trem

Os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foram celebrados nesta quinta-feira, 13 de julho, no Museu do Trem. Centenas de crianças e adolescentes tomaram conta do espaço para expressar ideias e sentimentos. O evento, promovido pelo Proame Cedeca com apoio da Prefeitura, teve atrações teatrais e musicais, exposição de fotos, Cine Vagão, arte mural com varal, oficinas e apresentações culturais diversas, além do lançamento de uma cartilha sobre direitos humanos e participação, desenvolvida por adolescentes.

Leia a matéria completa no site Revista News, de São Leopoldo (RS).


17/07/2017
ABPEducom divulga estudo sobre o perfil de associados

Mulher, entre 38 e 57 anos, com mestrado e do Estado de São Paulo. Esse é o perfil genérico de quem é associada(o) à ABPEducom. Foi possível chegar a esse perfil a partir de uma pesquisa realizada entre nossos membros, presentes em 18 estados brasileiros e no DF, além de dois países europeus, durante novembro de 2016 e fevereiro de 2017. Recebemos informações de 116 pessoas, que responderam perguntas acerca de sua formação acadêmica, prática profissional e interesses em Educomunicação.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, sediada em São Paulo (SP).


17/07/2017
Festival mobiliza comunidades vítimas do crime ambiental em Mariana

(…) Quase dois anos se passaram e a negligência em relação aos moradores das regiões atingidas que perderam suas casas e fonte de renda, ainda continua. Pensando nisso, a galera da Aliança do Rio Doce que há um tempo desenvolve atividades sociais nas comunidades atingidas pelo desastre, decidiu criar o festival Regenera Rio Doce, que acontece do dia 14 ao dia 30 de julho em Regência, Minas Gerais.

Leia a matéria completa no site da AJN – Agência Jovem de Notícias, com sede em São Paulo (SP).

 


17/07/2017
Educomunicação para projetos Socioambientais na UMAPAZ
Profissionais de vários segmentos participam de oficina realizada pelo Núcleo de Educomunicação

Na quinta, 13 de julho, o Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Lima, realizou a convite da UMAPAZ a oficina “Educomunicação para projetos Socioambientais”.
A iniciativa, que integra o Programa Tecendo Projetos Socioambientais, abordou as características de um projeto de Educomunicação para promover a Educação Ambiental, modalidades de projetos, propostas para criação de canais de comunicação para mobilizar a comunidade e o uso de tecnologias livres.

Leia a notícia completa no site da Prefeitura de São Paulo (SP).


18/07/2017
2° Acampamento da Juventude discute ações de enfrentamento à violência

Do dia 30 ao dia 02 de julho adolescentes, jovens, lideranças populares e familiares que tiveram seus filhos mortos, vítimas das chacinas na Região Metropolitana de Belém, estiveram reunidos na sede do Movimento República de Emaús. A ocasião foi o II Acampamento da Juventude, que teve como tema “Jovem Negro Vivo: a periferia existe e resiste!”, e refletiu sobre a atual conjuntura com o apoio da rede Direitos Humanos, Contra a Violência e Pela Vida – DHAVIDA, e do próprio Emaús.

Leia a matéria completa no site da AJN – Agência Jovem de Notícias, com sede em São Paulo (SP).


18/07/2017
Documentário apresenta o trabalho de arte-educadores com jovens da Fundação Casa

No mês de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 27 anos no último dia 13, o documentário Meninos de Palavra, que retrata o papel da arte-educação para jovens internos da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa), teve sua estreia pública realizada na noite de hoje (18) em sessão no Cinesesc.

Leia a matéria completa no portal da Agência Brasil/ EBC, de Brasília (DF).


18/07/2017
No recesso escolar, estudantes participam de oficinas de tecnologia

Duzentos e cinquenta e três estudantes, professores e integrantes da comunidade participam até esta sexta-feira (21) das oficinas de tecnologia oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação na sede do Boqueirão. Ali funciona o “Seed Lab” da diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais. A participação é gratuita.

Leia a matéria completa no site da Agência de Notícias do Estado do Paraná, de Curitiba (PR).


19/07/2017
Adolescentes de Paranaguá mostram na prática como é possível fazer a diferença

(…) Após a finalização na participação de uma oficina oficina sobre os ODS, que teve como inspiração o app-book Ostras, da Coleção Novozymes Nova Perspectiva, eles aproveitaram para executar o experimento científico estimulados pelo livro-aplicativo e apostaram na criação de uma composteira e de uma hora em uma creche da cidade, na qual plantaram sementes de alface e salsa utilizando a terra e o adubo que eles mesmo criaram a partir do experimento.

Leia a matéria completa no portal Paraná Shop, de Curitiba (PR).


21/07/2017
Inscrições abertas para Curso de Educomunicação em Porto Alegre (RS)

Em parceria com a ABPEducom e Faculdades Dom Bosco, a Paulinas Livraria Porto Alegre (RS) oferecerá a terceira edição do curso de curta duração em Educomunicação.
O curso, a ser realizado entre agosto e setembro, é composto por oficinas que visam oferecer uma visão ampliada sobre os processos de interface entre educação e comunicação.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, sediada em São Paulo (SP).


21/07/2017
Parafuso Educom lança série de vídeos em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O coletivo Parafuso Educomunicação lançou nesta quarta-feira (19/07), uma série de vídeos comemorativos ao 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A série é composta de seis vídeos produzidos, gravados e editados pela jornalista e educomunicadora Juliana Cordeiro, cofundadora do coletivo.

Leia a matéria completa no portal da Parafuso Educomunicação, coletivo de jornalistas de Curitiba (PR).


24/07/2017
‘A tecnologia precisa estar na sala de aula’, diz diretor do Google for Education

“Existe uma massa de informação ao alcance de todos que precisa ser transformada em conhecimento. Esse é o ‘pulo do gato’ para compreendermos o papel do professor. Ele é fundamental nessa jornada, ajudando o aluno com a curadoria de informação”. A afirmação é de Rodrigo Pimentel, responsável pelo “Google for Education”, a área de educação da empresa, que falará sobre recursos digitais de aprendizagem no evento Educação 360 Tecnologia, que acontecerá no dia 7 de agosto, no Museu do Amanhã. Em entrevista ao GLOBO, o especialista abordou a complexidade da relação entre tecnologia e escola.

Leia a matéria completa no site do jornal O Globo, do Rio de Janeiro (RJ).


25/07/2017
Governo reafirma parceria com ONG pelo empoderamento de mulheres no Acre

Em uma reunião na Casa Civil na noite de segunda-feira, 24, o governo do Estado reafirmou seu compromisso de parceria com a Rede Acreana de Mulheres e Homens, uma ONG que trabalha principalmente em prol do empoderamento feminino em famílias da zona rural.
A Rede Acreana tem atuação de 29 anos no Acre e seu objetivo é promover políticas públicas de inclusão e empoderamento de mulheres com ações de saúde, segurança, educação e assistência social.

Leia a matéria completa no site Notícias do Acre, de Rio Branco (AC).


26/07/2017
Inscrições abertas para o 2º Seminário EduComunicação

No próximo dia 25 de agosto, professores da Educação Básica de todo o sudoeste da Bahia poderão participar do 2º Seminário EduComunicação: novos rumos de ver, novas formas de fazer Educação Ambiental. A iniciativa é do Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e o Governo do Estado.

Leia a matéria completa no site da prefeitura de Vitória da Conquista (BA).


26/07/2017
Patrimônio cultural na mídia é tema de oficina gratuita no Centro Zazá em Piracicaba

O Centro Cultural Izaíra Aparecida Barbosa (Zazá) de Piracicaba (SP) recebe oficinas gratuitas que vão abordar patrimônio cultural e produção de jornal. As aulas fazem parte do projeto “Educomunicação e Memória – O Patrimônio Cultural na Mídia”.

Leia a matéria completa no portal G1 Piracicaba e Região.


26/07/2017
Viração realiza evento sobre direitos sexuais e reprodutivos na escola

O seminário Educação, gênero e sexualidade: desafios e boas práticas para o combate às desigualdades, propõe uma discussão sobre os desafios e oportunidades para se promover a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos entre adolescentes e jovens, afirmar a diversidade, e combater as desigualdades em diferentes contextos de aprendizagem.
Como resultado da experiência da Viração Educomunicação com as metodologias da educomunicação e da educação entre pares, o evento apresenta também ferramentas estratégicas para a promoção dos direitos sexuais entre adolescentes e jovens, e do debate sobre gênero e sexualidade no cenário atual.

Leia a matéria completa no portal da ONG Viração Educomunicação, de São Paulo (SP).


27/07/2017
Número de estudantes de pedagogia a distância supera presencial

O número de estudantes de pedagogia a distância não apenas cresceu nos últimos anos como ultrapassou, em 2014, os matriculados em cursos presenciais.
São 342 mil matriculados nas graduações EaD e 313 mil nas presenciais, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Leia a reportagem completa no site do Jornal Folha de São Paulo (SP).


27/07/2017
Professor de matemática faz revolução com papelão e canetinha

Caixas de papelão, canetinha e celular são as principais ferramentas de trabalho do professor Luiz Felipe Lins. Ele transformou a Escola Municipal Francis Hime, na periferia do Rio de Janeiro, em uma das instituições públicas mais premiadas do Brasil nas olimpíadas de matemática. A fórmula? Fazer o que considera mais elementar: transformar os números em algo que faça sentido na vida das crianças e dos adolescentes.

Leia a matéria completa no site do Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba (PR). Conteúdo reproduzido da Agência RBS.


28/07/2017
Educação em tempos de internet depende de discernimento

Os adultos devem ter discernimento e estabelecer regras para o uso da tecnologia. Essa é a avaliação dos especialistas convidados para a edição de ontem do programa O POVO Quer Saber, que discutiu como educar filhos na era das relações virtuais. As novas tecnologias, eles apontaram, não devem ser “vilanizadas”, mas tratadas como parceiras na educação.

Leia a matéria completa no portal do jornal O Povo, de Fortaleza (CE).


29/07/2017
Um bom jeito para fazer os alunos conversarem: aulas online

(…) Na universidade de Richmond, na Virgínia, o professor Bill Bergman fez um experimento de adoção do uso típico que os alunos fazem das novas tecnologias, aplicando na criação de uma sala de aula online para a disciplina de Marketing Digital.

O projeto, que durou cinco semanas durante o período letivo adicional nas férias deste ano, aumentou a participação dos alunos, gerou discussões mais produtivas e elevou as notas dos alunos. Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, Bergman falou sobre os resultados da experiência.

Leia a entrevista completa no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba (PR).

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Canal da Unesco, no Youtube, traz vídeos que ajudam a tratar dos ODS com crianças

Videodoc ‘Meninos de Palavra’ mostra reflexos da arte-educação em adolescentes privados de liberdade