in , ,

Reunimos as principais notícias de Maio sobre educomunicação

O portal Universo Educom traz pra você uma seleção de várias matérias que falaram sobre a pesquisa e a prática da educomunicação divulgadas ao longo do mês de Maio de 2017, em veículos de comunicação de diferentes regiões brasileiras e de Portugal também. Aproveite, espalhe, compartilhe!


04/05/2017
Educomunicação será tema de cursos de capacitação, fórum de debate e núcleo de pesquisa e projetos, na Prefeitura de Andirá

A secretaria municipal de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Andirá começa neste mês de maio os cronogramas de atividades de Educomunicação no município. O objetivo é implantar ações em várias secretarias do poder público, dinamizando e ampliando o processo dialógico nestes espaços e fomentando produções de comunicação entre os próprios servidores, para que também resultem em melhorias nas estratégias de transparência com a população atendida diariamente.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.


04/05/2017
Júlio Brizzi: Educomunicação na Rede Cuca

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, em 2017, uma parceria com o Grupo de Comunicação O POVO para a efetivação de um programa de educomunicação com a Rede Cuca. A iniciativa tem o objetivo de inserir valores como cidadania na formação de jovens leitores e comunicadores.

Leia a matéria completa no portal do Jornal O Povo.


08/05/2017
Através da Educomunicação, estudantes participam de mobilização sobre o currículo escolar da Prefeitura de SP

Em articulação do Núcleo de Educomunicação da SME (Secretaria Municipal de Educação) de SP, estudantes do ensino fundamental se mobilizam desde abril para participar das discussões sobre o currículo escolar da Prefeitura. Com a ação, a SME está ouvindo os jovens sobre a proposta que visa atualizar o currículo da educação paulistana.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.


09/05/2017
Programa Mídias na Escola será implantado em 14 escolas de Balneário Camboriú

Começou nesta segunda-feira (08), a formação de 45 professores da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, para o projeto Mídias na Escola. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Algar, visa formar os professores para a utilização das mídias como ferramenta pedagógica, a fim de melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades linguísticas, leitura, escrita e letramento. O trabalho será desenvolvido em 14 escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação.

Leia a matéria completa no portal do Jornal Folha do Litoral.


11/05/2017
#DemocratizaçãodaMídia: Confira como foram os primeiros 6 meses de Repórter da Quebrada 2017

Em seis meses de mais uma edição do projeto Repórter da Quebrada, o coletivo Periferia em Movimento deu um gás na discussão sobre a importância da democratização da mídia em diferentes espaços: escolas, ruas e redes.
Com coberturas ao vivo, encontros com estudantes de escolas, reportagens locais e divulgação de eventos nas periferias, buscamos ampliar o alcance das vozes de quem está nas frentes de luta pela garantia de direitos no Extremo Sul de São Paulo para que elas sejam notícia, sejam ouvidas.

Leia a matéria completa no portal Periferia em Movimento.


12/05/2017
IFPB de Cajazeiras inscreve para oficinas de rádio

Quem gosta de rádio e quer aprender um pouco mais sobre essa mídia, terá a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos através das oficinas de produção, locução, gravação e edição, que serão realizadas no Campus Cajazeiras nos dias 24 e 31/05 (Rádio jornalismo: quarta à tarde) e 31/05 e 01/06 (Áudio técnica: quarta e quinta à noite). As inscrições estão abertas até o dia 22/05 e são realizadas gratuitamente no Grêmio Paulo Freire.

Leia a matéria completa no portal do Jornal Diário do Sertão.


16/05/2017
Projeto ‘Juventude e Democracia’ debate direitos humanos

Na noite de quarta-feira (10/05), a biblioteca do Colégio Estadual Polivalente, no bairro Boqueirão, em Curitiba (PR), abrigou o segundo encontro do projeto ‘Juventude e Democracia‘, promovido pelo CEPAT, com o objetivo de debater a relação da juventude com os direitos humanos. Os(as) adolescentes foram divididos em equipes, responsáveis por dialogar sobre o que são direitos humanos a partir de perguntas geradoras sobre cinco grandes temas: Família, Educação, Trabalho, Preconceito e Violência.

Leia a matéria completa no portal do coletivo Parafuso Educomunicação.


17/05/2017
Práticas jornalísticas vão auxiliar alunos de Canarana em Projeto Educomunicação

Alunos da Escola Estadual 31 de Março, localizada em Canarana, participaram de uma palestra sobre as práticas jornalísticas, ministrada pelo jornalista Rafael Govari. O objetivo foi auxiliar na produção do Projeto Educomunicação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), que atende 80 mil alunos e 150 escolas de 56 municípios de Mato Grosso.

Leia a matéria completa no portal Cenário MT.


17/05/2017
Educomunicação: estudantes do Dante produzem e-book sobre histórias da Avenida Paulista

A oficina Dante em Foco, do Colégio Dante Alighieri de São Paulo, acaba de disponibilizar um e-book produzido por um grupo de alunos, ao longo do segundo semestre de 2016. Trata-se de um livro digital de reportagens, intitulado FocadosBook – Histórias na Paulista, que visita a Avenida Paulista em busca de histórias que resgatam um dos mais famosos espaços que preenchem o imaginário urbano da capital paulista.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.


18/05/2017
UAB/UFSM com inscrições para pós-graduação em Mídias na Educação

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de Cachoeira do Sul, via UFSM, oferece curso de pós-graduação para professores municipais em Mídias na Educação através da Educação a Distância (EAD). As inscrições se encerram no próximo dia 31.

Leia a matéria completa no portal do Jornal O Correio.


21/05/2017
Apresentação fala sobre conexão do projeto ‘click parafuso’ com os princípios de educação ambiental

O resultado da pesquisa ‘Princípios de Educação Ambiental no Projeto Click Parafuso: Educomunicação, Fotografia e Direitos Humanos com Adolescentes do MST’ foi apresentado durante o último dia do EPEA 2017 – Encontro Paranaense de Educação Ambiental, realizado no campus Vida/ Reitoria da UFPR – Universidade Federal do Paraná.

Leia a matéria completa no portal do coletivo Parafuso Educomunicação.


23/05/2017
Curso ensina professores da rede de SP a usar tecnologia em aulas sobre trânsito seguro

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), parceira da Secretaria da Educação, está com vagas abertas para o curso gratuito “Educomunicação e Trânsito”. A formação é 100% online e direcionada a educadores do Ensino Fundamental e Médio, supervisores e diretores das 91 Diretorias de Ensino. O cadastro pode ser feito no Portal da Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores).

Leia a matéria completa no site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


24/05/2017
Curso da ABPEducom oferecerá 40 horas de formação em Educomunicação, na Cásper Líbero

Estão abertas as inscrições para integrantes e não integrantes da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação que, em 5 sábados, trará 40 horas de formação sobre Educomunicação. Os(as) professores(as) são apontados como profissionais com ampla experiência teórica-prática na área.

Leia a matéria completa aqui no portal Universo Educom.


24/05/2017
Curso online de ‘Educação e Participação em Rede’ abre inscrições para sua segunda edição

Estão abertas, até o dia 29 de Maio de 2017, as inscrições para o curso online ‘Educação e Participação em Rede’. A inscrição é gratuita e deve o curso vai de 31 de Maio até 14/07/2017. O(a) participante precisa ter disponibilidade para estudar em média 5 horas por semana.

Leia a matéria completa aqui no portal Universo Educom.


26/05/2017
“Janelas de luz para a infância” abrem-se no Município de Ponte de Lima

A exposição “Janelas de Luz para a Infância” encontra-se a palmilhar os Centros Educativos do Município de Ponte de Lima e a Biblioteca Municipal, desde 02 de maio a 30 de junho, levando à comunidade escolar o conhecimento das crianças gerados no âmbito do Projeto Educativo de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil implementado Município de Ponte de Lima e dinamizado pela Associação “Soy Niño, Sou Criança”.

Leia a matéria completa no portal Correio do Minho, de Portugal.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Escolas podem concorrer R$ 10 mil por mobilização para concurso de redação; tema é ‘Mais direitos, menos grades!’

6 dicas de atividades educomunicativas com a animação da obra ‘Morte e Vida Severina’