Está disponível, desde Novembro de 2018, o podcast “Educom como estatégia de educação entre pares na saúde”, através da rede social Soundcloud, do grupo DiverSUS. Com duração de aproximadamente 27 minutos, o podcast – conteúdo parecido com um programa de rádio, porém disponibilizado na web – tem o formato de um bate-papo/ programa de entrevistas em que jovens ajudam a compreender a aplicabilidade das práticas educomunicativas para mobilizar as juventudes a cuidarem da própria saúde, sobretudo da saúde sexual e reprodutiva.
O podcast faz parte das iniciativas do DiverSUS, um grupo formado através de projeto realizado pela Coordenação Geral de Saúde dos Adolescentes e Jovens – CGSAJ/DAPES/SAS (do Ministério da Saúde), com o apoio de coletivos jovens de todo o país e do Fundo de População das Nações Unidas – Unfpa.
Outros cinco podcasts também foram produzidos e elaborados pelos(as) jovens do Diversus! Confira na lista abaixo os temas dos outros programas:
– Planejamento reprodutivo também é coisa de homem!;
– Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina;
– Jovens e HIV;
– Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Saúde LGBT.
O episódio que trata da educomunicação é o que possui a menor duração e o maior número de visualizações. Até o fechamento desta matéria, o áudio tinha sido escutado 186 vezes.
O conceito de educação entre pares, discutido no podcast, é defendido pelo pedagogo e escritor Paulo Freire como uma boa prática educativa, em que os(as) sujeitos(as) devem ser estimulados(as) a trocar conhecimentos entre si. A mediação do(a) educador(a) continua sendo importante nesses casos, mas o ponto de partida dos diálogos e construção dos saberes passa a ser protagonizado pelos(as) próprios(as) educandos(as). Se interessou por esse conceito e quer se aprofundar mais no assunto? A dica é buscar mais informações no livro “Educação como prática de liberdade”, de Paulo Freire.
Visite a página do DiverSUS para acessar as reportagens fotográficas, os vídeos e as ilustrações produzidas pelos(as) jovens integrantes do projeto!
Sobre o DiverSUS
DiverSUS – Educomunicação, Juventudes e Saúde tem o objetivo de elaborar e difundir materiais em comunicação que dialoguem com as perspectivas e anseios das juventudes, o DiverSUS traz reflexões sobre identidades étnicas e raciais, condições sociais, sexualidades e afetos, numa perspectiva de fortalecimento dos direitos sexuais e direitos reprodutivos dessa população.
Comments
0 comments