in ,

‘Dicionário de Gêneros’ usa vídeos para explicar identidades como pangênero, não-binário e cis gênero

Em Abril de 2018, o ‘Dicionário de Gêneros’ vai completar dois anos no ar. Trata-se de uma playlist de vídeos curtinhos que ajudam a compreender o significado de alguns termos relacionados ao universo da diversidade dos gêneros. O material pode ser utilizado para subsidiar debates e diálogos sobre como movimentos sociais, pesquisadores(as) e cidadãos têm se posicionado em relação às identidades de gênero existentes.

É comum que, desde o seu nascimento, crianças e adolescentes sejam ensinadas a perceber as relações humanas sob a ótica da heteronormatividade. Sendo assim, todas as orientações sexuais e identidades de gênero diferentes da heterossexual acabam sofrendo com marginalização, hostilidade ou perseguição por conta de suas crenças políticas, sicuaus e identitárias. Mas quando uma pessoa não sente apenas ‘homem’ (homem cis) ou ‘mulher’ (mulher cis)? Quando essas duas formas de expressar identidade sexual e/ou de gênero não dão conta de expressar o que a pessoa pense sobre si, sobre seu corpo e seu comportamento social?

Dicionário de Gêneros é fruto do projeto ‘Além do Arco-Íris’, desenvolvido pelo Grupo Cultural AfroReggae e todos os episódios estão disponíveis com acesso gratuito, no Youtube. O playlist inteiro pode ser visto logo abaixo 😉

Episódios da série de vídeos
1. Mulher Trans, por Bárbara Aires
2. Transgênero, por Laerte Coutinho
3. Mulher Cis, por Fraulem Damasio
4. Não-binário, por Oliver Costa
5. Homem Trans, por João W. Nery
6. Mulher Trans, por Joana Couto
7. Pangênero, por Lucas Rangel
8. Homem Cis, por Henrique Marques
9. Travesti, por Laura Mendes

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Juventudes e trabalho é tema principal da nova edição da Revista Viração

Ministério da Saúde reúne jovens para discutir políticas sobre drogas e saúde sexual