in ,

Baixe o e-book ‘Rotas para a Investigação em Comunicação’

A Uminho – Universidade do Minho, de Portugal, disponibilizou em seu repositório digital o livro “Rotas para a Investigação em Comunicação: um guia de pensamento e prática para início de percurso”, lançado pela Edições Universitárias Lusófonas no final de 2022.

A obra compila 21 textos de diferentes autores(as), destinados a iniciantes nos processos de pesquisa em comunicação. “Não é um livro de dicas, apesar de conter algumas. É, sobretudo, uma obra que pretende dar a conhecer o ecossistema científico, o seu funcionamento, os seus desafios e as suas oportunidades, bem como o espaço existente para que cada pessoa individual e coletivamente possa criar a sua própria rota”, defende a equipe de comunicação do GT de Jovens Investigadores(as) da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

Clique na capa do livro para baixar o arquivo em formato PDF. | Imagem: Divulgação.

 

“A edição deste livro, que decorre da 4.ª edição da Escola de Verão do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), é bem a evidência de que os chamados resultados de aprendizagem são mais a expressão de uma ação dialógica do que o efeito da recepção passiva de um conjunto de conteúdos programáticos.”
Madalena Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

A obra está estruturada da seguinte forma:

PARTE 1 – PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO
Capítulo 1 – Entre a Cnstrução de Comunidades Sustentáveis e a Avaliação

PARTE 2 – SUPORTE À INVESTIGAÇÃO
Capítulo 2 – Centros de Investigação em Comunicação

Capítulo 3 – Oportunidades de Financiamento

Capítulo 4 – Uma “Caixa de Ferramentas” em Construção

PARTE 3 – DESAFIOS NA INVESTIGAÇÃO
Capítulo 5 – Experiências e Redes de Suporte

O projeto  foi financiado pelo CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Dossiê revela descaso com educação ambiental no Governo Bolsonaro

Guia gastronômico ‘Prato Firmeza’ foca no universo geek e na cultura pop