in , ,

31 notícias incríveis sobre educomunicação que rolaram em Junho de 2017

Junho foi recheado de notícias sobre educom! O portal Universo Educom listou 31 matérias sobre esse assunto, publicadas ao longo de Junho de 2017. A maioria cita expressamente o termo educação, outras ajudam a compreender políticas públicas que utilizam novas tecnologias nos processos de educação e há ainda aquelas que podem ser úteis para educomunicadores(as) em geral, como possibilidades de financiamento de projetos educativos, por exemplo.

No geral, as notícias abrangem atividades que rolaram em inúmeros municípios, como: Aracaju (SE), Blumenau (SC), Brasília (DF), Conselheiro Lafaiete (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Jabaquara (SP), João Pessoa (PB), Penedo (AL), Mogi das Cruzes (SP), Pindamonhagaba (SP), Piracicaba (SP), Santa Cruz do Sul (RS), São Paulo (SP) e Taboão da Serra (SP).

Bora dar uma olhada no que tá rolando no campo na educom pelo Brasil? Não deixe de compartilhar esse post com aquele(a) seu amigo(a) que ama educomunicação 😉


01/06/2017
Aplicativo inspirado em Pokémon GO explora fauna da Mata Atlântica

(…) O resultado foi o BioExplorer, um aplicativo de realidade aumentada com animais da Mata Atlântica. Sua primeira versão conta com quatro animais: o lobo-guará, a capivara, o carcará e a onça-pintada, que aparecem em um raio de 35 metros do jogador. Ao encontrar cada um deles, os animais se apresentam em áudio e texto. Depois de conhecer todos, um personagem folclórico é desbloqueado, o Saci-Pererê.

Leia a matéria completa no Jornal da USP.


01/06/2017
Museu Prudente de Moraes de Piracicaba recebe oficinas gratuitas sobre patrimônio cultural

(…) “O intuito é fazer com que os participantes utilizem ferramentas de comunicação como instrumento de educação para eles mesmos e para o público atingido. As oficinas permitirão a produção de um jornal com os participantes, com foco a difusão e o conhecimento do patrimônio cultural e das memórias da sociedade”, completou o coordenador do projeto.

Leia a matéria completa no portal G1 de Piracicaba e Região.


04/06/2017
Uso das novas tecnologias é indispensável

(…) O secretário de Estado frisou que os avanços tecnológicos surgem depois da aprovação do Plano Nacional de Tecnologias Ambientais, uma estratégia do Executivo emanada do Decreto Presidencial 88/13 e que visa promover a educação e sensibilização, para a reutilização dos resíduos e o uso de novas tecnologias ambientais. Para o secretário de Estado, o uso das novas tecnologias já se tornou indispensável, na medida em que propicia a eliminação de resíduos e contribui para a redução dos efeitos de mudanças climáticas, bem como a bio-monitorização da saúde, das águas e de outras áreas.

Leia a matéria completa na versão online do Jornal de Angola.


05/06
Alunos da rede pública de Taboão da Serra participam de Olimpíada com ajuda de aplicativo que gera imagens em 3D

Neste ano, alunos de oito escolas da rede municipal de Taboão da Serra ganharam um reforço e tanto para se preparar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A novidade é um aplicativo que gera imagens em 3D e que permite conhecer o Sistema Solar por meio da realidade aumentada, deixando todos bem próximos de planetas, estrelas e satélites.

Leia a matéria completa no portal Planeta Educação, de São José dos Campos (SP).


05/06
ABPEducom lança campanha para conhecer histórias de educomunicadores

A ABPEducom lança na próxima quarta-feira (07) a campanha #CorrenteEducom. A (divertida) proposta tem como objetivo convidar amigos e amigas do Facebook para contar histórias sobre a Educomunicação. É muito simples: os educomunicadores serão “desafiados” a fazer um vídeo de até 1 (um!) minuto para responder a pergunta Como a Educomunicação faz parte da sua vida — profissional, pessoal ou acadêmica.

Leia a matéria completa no site da ABPEducmom – Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação, de São Paulo (SP).


06/06/2017
Núcleo de Educação Ambiental da Fibria estimula o uso de tecnologias socioambientais entre alunos e professores

Localizado no distrito de São Silvestre (região oeste), em Jacareí (SP), o NEA é um importante ponto de multiplicação e formação de conhecimento sobre a preservação do meio ambiente, para a comunidade. No local, são oferecidas diversas atividades gratuitas que fomentam a ecoalfabetização, metodologia que consiste em orientar as pessoas sobre as questões ambientais, e como cada um pode ser um agente transformador.

Leia a matéria completa no Portal R3, de Pindamonhangaba (SP).


06/06/2017
Curso para Pop Rua: Comunicadores populares da rua

A Assistência Social PAULUS e a FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação, em parceria com a Associação Rede Rua, buscando efetivar seu compromisso mútuo com uma comunicação democrática, dará início a segunda turma do curso “COMUNICADORES POPULARES DA RUA – COMUNICANDO A REALIDADE E ABRINDO PORTAS DE COMUNICAÇÃO”.

Leia a matéria completa no site da Associação Rede Rua, de São Paulo (SP).


07/06/2017
Alunos da Rede Cuca discutem promoção de direitos humanos e uso crítico das mídias

Os jovens comunicadores da Rede Cuca Jangurussu vão discutir temas voltados para promoção de direitos humanos e uso crítico das mídias ao longo do Projeto “Discutindo Informação”. A iniciativa, que será realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, e pelo Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim), da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem início nesta quarta-feira (07/06), das 18h às 21h. A atividade é gratuita.

Leia a matéria completa no site da Prefeitura de Fortaleza (CE).


07/06/2017
Curso de Educomunicação se realiza no SEPAC, Paulinas, em São Paulo

O SEPAC, em parceria com a Signis Brasil, promoveu no último dia 03 o curso “Educomunicação”, que trata do uso da comunicação para formar e educar. O dia de estudos, ministrado pela Irmã Helena Corazza – especialista e autora de obra sobre o assunto, envolveu diversos profissionais da mídia religiosa, voluntários e consagrados das mais diversas espiritualidades e inciativas (…).

Leia a matéria completa no portal Signs Brasil – Associação Católica de Comunicação, de Jabaquara (SP).


09/06/2017
EJA: empodere os alunos com o uso das tecnologias

O professor na EJA tem de mediar o conhecimento ao ajudar os jovens a perceber o mundo que o cerca e ampliar o repertório para que consigam soluções para o cotidiano ao transformar o currículo. Assim como o planejamento é diferenciado, as dificuldades e os desafios mudam também, e aqui entra o papel das tecnologias para trazer este mundo real.

Leia a matéria completa no portal da Revista Nova Escola.


10/06/2017
Com 115 mil queixas de crimes digitais, Brasil precisa de mais educação e leis

Em 2016, cerca de 115 mil denúncias de crimes digitais foram registradas pela Policia Federal, Ministério dos Direitos Humanos e pela ONG SaferNet. Pornografia infantil, racismo e apologia e incitação de crimes contra a vida ficam na frente no número de páginas denunciadas, segundo os dados compilados.

Leia a matéria completa na versão digital do Jornal Folha de São Paulo.


11/06/2017
Professor investe em novas disciplinas

Hoje, proprietário do Laboratório Humanista, ele leva para a grade das escolas parceiras – como é o caso do Colégio São Marcos e do Colégio Aruã, onde também ensina história – as quatro matérias desenvolvidas por ele, que são Curadoria do Conhecimento, Educomunicação, Gamificação e Projeto de Vida. Porto acredita que o objetivo final de todo o processo escolar, deva ser o conhecimento das potencialidades e da vocação dos alunos, para que eles possam colocá-las em prática no mundo.

Leia a matéria completa na versão online do Jornal ‘O Diário de Mogi’, de Mogi das Cruzes (SP).


13/06/2017
Departamento de Educação apresenta Programa Aula Digital

A diretora do Departamento de Educação (DED), Gabriela Zelice, fez na manhã desta terça-feira, 13, a apresentação do Programa Aula Digital, da Fundação Telefônica. O evento foi realizado no auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Seed, e foi destinado a diretores de unidades de ensino dos anos iniciais.

Leia a matéria completa no portal InfoNet, de Aracaju (SE).


14/06/2017
Ler e Pensar realiza primeira Casa Aberta

O Instituto GRPCOM lançou na primeira semana de junho uma estratégia para estabelecer uma relação ainda mais próxima com aqueles que aderiram ao novo projeto Ler e Pensar: a Casa Aberta. O evento é um espaço de discussão sobre ensino, aprendizagem, era digital, desafios da docência no século XXI e, claro, sobre o uso do jornal digital em sala de aula.

Leia a matéria completa na versão online do Jornal Gazeta do Povo.


16/06/2017
6ª CRE prepara a Mostra de Projetos em Santa Cruz

A 2ª Mostra Regional de Projetos da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) este ano acontecerá no dia 29 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A atividade encerra o curso Elaboração de Projetos e Educomunicação. O Setor Pedagógico e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/SCS) já iniciaram as aulas da segunda edição da capacitação.

Leia a matéria completa no Portal Gaz, versão online do Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul (RS).


16/06/2017
Sesc Arsenal terá uma semana dedicada a cinema de animação totalmente gratuita

(…) Na quarta (21), às 19h, a palestra Animação em Sala de Aula, de Daniel Rabanea, tem como foco a educomunicação e a inserção de diferentes linguagens no ambiente educacional, coisas que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Rabanea vai apresentar e instrumentalizar educadores para realização de vídeos em animação, abrindo nova opção de linguagem a ser utilizada em salas de aula.

Leia a matéria completa no portal RD News, de Cuiabá (MT).


17/06/2017
Brasil vai sediar em 2018 o encontro internacional Virtual Educa

A Bahia vai sediar em 2018 a 19ª edição do Virtual Educa, encontro internacional que discute projetos inovadores na área educacional. O anúncio da nova sede foi feito nessa sexta-feira (16), no encerramento do encontro deste ano, que reuniu mais de 29 mil pessoas em Bogotá, na Colômbia.

Leia a matéria completa no portal Agência Brasil, de Brasília (DF).


19/06/2017
Escolas da rede estadual já trabalham com novas tecnologias educacionais

No início de 2018, metade das 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino já terão ampliado os laboratórios e o uso de novas tecnologias educacionais no ambiente escolar. Em maio deste ano, 500 escolas já começaram a discutir conceitos referentes à Educação na Cultura Digital e o uso de novos equipamentos que foram escolhidos conforme a demanda de cada unidade. No ano que vem, outras 500 devem aderir ao programa.

Leia a notícia completa no site da Agência de Notícias do Paraná – AEN PR, de Curitiba (PR).


19/06/2017
Intercom Sudeste terá minicurso sobre Comunicação, Educação e aceleração temporal

O Intercom Sudeste, a ser realizado na UNIFoa (Volta Redonda-RJ) recebe na próxima sexta (23) às 9h o minicurso Comunicação e Educação em tempos de aceleração social. A atividade será realizada pelos estudantes do PPGCOM (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação) da ECA-USP Douglas Calixto e Rogério Pelizzari.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação, de São Paulo (SP).


19/06/2017
Terminal de Integração exibe projeto sobre cordelTerminal de Integração exibe projeto sobre cordel

Arte ao ar livre e ao alcance de todos. Estudantes do curso de Comunicação Social, com ênfase em Educomunicação da Universidade Fedeal de Campina Grande (UFCG), estão mudando o dia a dia de quem passa pelo Terminal de Integração em Campina Grande.

Leia ma matéria completa no portal Paraíba Agora, de João Pessoa (PB).


21/06/2017
Educação lança edital do II Encontro Estudantil da rede pública estadual

Podem participar do encontro estudantil estudantes matriculados no Ensino Médio Regular e na modalidade EJA Médio da rede estadual de ensino de Alagoas que desenvolvam atividades, de forma individual ou coletiva, sob a orientação de docentes das escolas da rede pública estadual. A divulgação dos trabalhos selecionados acontece no dia 24 de julho.

Leia a matéria completa no portal Aqui Acontece, de Penedo (AL).


21/06/2017
Em Brasília, rodas de conversa discutem tecnologia e agenda de desenvolvimento sustentável da ONU

Resultado de parceria entre FURNAS e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), espaço debateu durante quatro dias formas de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estande integrou um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Campus Party Brasília, com a presença de mais de 60 mil pessoas.

Leia a matéria completa no portal da Organização das Nações Unidas no Brasil – ONU Brasil, de Brasília (DF).


23/06/2017
Startup de Blumenau avança em soluções de tecnologia para educação

O empreendedorismo e a inovação, comuns na indústria têxtil e de tecnologia de Blumenau, ganham fôlego novo com o movimento das startups. Uma das empresas que traduz essa tendência é a PlayMove. Fundada em 2013, a empresa surgiu após o desenvolvimento de uma mesa digital com jogos educativos — a PlayTable — atividades para grupos de crianças e reforçam os conteúdos vistos em sala de aula, acompanhando a grade curricular dos professores e do Ministério da Educação (MEC).

Leia a matéria completa na versão online do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau (SC).


24/06
Associadas da ABPEducom discutem educomunicação no Intercom Centro-Oeste

A mesa redonda sobre Educomunicação na Intercom Centro-Oeste discutiu o conceito a partir de experiências de educomunicadores da região do dia 13 de junho de 2017. As associadas da ABPEducom abordaram a temática a partir da pesquisa seminal de constituição desse campo do conhecimento divulgada em 1999 por seu então coordenador, Ismar de Oliveira Soares.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação, de São Paulo (SP).


26/06/2017
Empresa do Vale do Silício oferece cursos gratuitos na área de tecnologia

Com a missão de formar profissionais de diversas áreas da tecnologia, a empresa Udacity, originária do Vale do Silício, nos Estados Unidos, oferece de graça mais de 100 cursos online. Os estudantes podem assistir às aulas gratuitamente ou, mediante pagamento de mensalidades, ter diferenciais como orientação dos professores nos exercícios e um certificado ao final do curso.

Leia a reportagem completa no portal G1, de São Paulo (SP).


26/06/2017
Finep publica nesta terça-feira edital de R$ 50 milhões para alavancar ‘startups’

Para participar, a startup precisa ter o projeto desenvolvido, com protótipo. Outras exigências são, no mínimo, seis meses de CNPJ, receita bruta de até R$ 3,6 milhões e trazer tecnologia inovadora. As startups devem estar relacionadas a temas como educação, cidades sustentáveis, jogos eletrônicos, energia, biotecnologia, química, tecnologias submarinas para petróleo e manufatura avançada.

Leia a matéria completa no portal da Agência Brasil, de Brasília (DF).


28/06/2017
Tecnologia goiana vai auxiliar desempenho da Educação em Rondônia

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, e o secretário de Educação de Rondônia, Waldo Alves, assinaram nesta terça-feira, dia 27, o Termo de Convênio de Cooperação Técnica para a cessão de direito de uso do código fonte da Plataforma Goiás 360, o ecossistema Sigenet e os sistemas auxiliares que o contemplam. O sistema vai otimizar informações e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos alunos daquele Estado.

Leia a matéria completa no portal Goiás Agora, de Goiânia (GO).


28/06/2017
Uma sala do tamanho do mundo

O Programa Mídia-Educação, iniciativa apoiada pela Gerdau, promoveu no dia 24 de junho, a conferência “A sala de aula do tamanho do mundo”, que reuniu nomes de referência na educação em todo o país para discutir os desafios e possibilidades de transformar as salas de aula, com o uso de aparelhos digitais, como smartphones.

Leia a matéria completa no jornal online Estado Atual, de Conselheiro Lafaiete (MG).


29/06/2017
ABPEducom lança Grupo de Estudos em Educomunicação e Relações Étnico-Raciais

Desde o mês de abril, a ABPEducom passou a ter um Grupo de Estudos em Educomunicação e Relações Étnico-Raciais, sob a coordenação da educomunicadora e Mestra em Ciências da Comunicação, Paola Prandini. Trata-se de um local de discussão teórico-prática acerca das contribuições do campo da Educomunicação às pesquisas e práticas relacionadas às relações étnico-raciais, com prioridade às estabelecidas no Brasil.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom – Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação, de São Paulo (SP).


29/06/2017
Em Taboão da Serra, aplicativo permite acompanhar o desenvolvimento escolar de alunos da rede municipal

Os pais dos alunos das escolas municipais Heitor Villa Lobos e Rachel de Queiroz, em Taboão da Serra (SP), contam agora com uma ferramenta para acompanhar o desempenho escolar de seus filhos, na palma de suas mãos. Por meio do aplicativo ‘Educa Taboão’, os responsáveis poderão visualizar notas, acompanhar a frequência escolar e ainda receber notícias e dicas de estudo.

Leia a matéria completa no clipping de notícias do portal SEGS – Portal Nacional de Seguros, de Santos (SP).


30/06 (SEX)
Projeto Educomunicação será desenvolvido com mais 800 alunos da rede estadual

Um dos maiores cases de sucesso na rede estadual de Mato Grosso, o projeto Educomunicação, será oferecido para mais 800 alunos de 20 escolas do Estado.
Resultado de parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Educomunicação tem o objetivo de estimular práticas de comunicação social visando à formação de cidadãos responsáveis.

Leia a matéria completa no portal Folhamax, de Cuiabá (MT). Notícia similar no portal 24 Horas News, também de Cuiabá (MT).

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Vídeo ajuda a conhecer biomas brasileiros

Boletim n° 01 │ Universo Educom │ Julho de 2017