A Lupa disponibilizou um formulário online para receber informações acerca de postagens antidemocráticas nas redes sociais. Os conteúdos vão ajudar a criar um banco de dados para realização de pesquisa colaborativa que, consequentemente, pode contribuir com investigações.


A iniciativa nasceu na tarde de domingo (08/01/2023), após a invasão truculenta e a destruição severa das sedes dos Três Poderes, em Brasília, a saber: Congresso Nacional (sede do Poder Legislativo, onde ficam o Senado e a Câmara dos/as Deputados/as), Supremo Tribunal Federal (sede do Poder Judiciário) e Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo, local de trabalho da Presidência da República).

“Este é um projeto colaborativo que busca entender como foram organizados os atos de vandalismo vistos neste domingo (8) em Brasília. O objetivo da Lupa é simples: com o apoio de todos, vamos juntar, mapear e, em seguida, avaliar se há algum padrão nas mensagens de texto, vídeo e/ou imagens que relacionadas à convocatória e/ou aos ataques deste domingo”, explica a equipe da Lupa em seu site.

Manifestantes invadem e promovem depredação do patrimônio público no Congresso, STF e Palácio do Planalto. | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil.

Confira a seguir algumas informações solicitadas pelo formulário:
A data em que a publicação foi feita;
A plataforma em que você viu ela circulando (Facebook, Twitter, Tik Tok ou outro);
Um link que remeta ao material (se disponível);
O arquivo contendo o material (se disponível).

Comments

0 comments

About Author /

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.