in , ,

Vem se molhar na chuva de vídeos sobre direitos da criança e do adolescente, em linguagem acessível!

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 28 anos em julho de 2018. Considerada uma das legislações mais avançadas no mundo em termos de proteção à infância e adolescência, o Brasil foi o primeiro país a promulgar uma lei deste caráter, em consonância com a Convenção Sobre os Direitos da Criança de 1989. Em seu artigo 4º, o ECA afirma que é dever de todos assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação de todos os direitos humanos de crianças e adolescentes brasileiros ou que aqui vivem, sem qualquer discriminação, seja por sua idade, sexo, raça, etnia, situação familiar, econômica ou deficiência.

No entanto, apesar dos avanços trazidos pelo ECA, o país ainda encontra muitos desafios para implementá-lo, especialmente quando o tema é acessibilidade. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE – 2015) 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Deste total, 3,6% são deficientes visuais e 1,1% auditivos. Já o Censo IBGE de 2010 afirma que existem no Brasil em torno de 680 mil crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos com deficiência visual ou auditiva.

Por isso, a fim de contribuir com as políticas brasileiras de inclusão social, o Centro Marista de Defesa da Infância apresenta seus vídeos em linguagem acessível, com versões em Libras e Audiodescrição. Vinícius Gallon, coordenador de comunicação do Centro de Defesa, afirmou que “a linguagem acessível é um direito humano e não deve ser vista como um diferencial, mas como algo inerente a qualquer projeto. Por isso, sempre que pensamos em uma nova produção audiovisual, prevemos tempo e recursos para sua adaptação em Libras e Audiodescrição, a fim de diminuir as distâncias existentes entre o nosso discurso e aqueles que necessitam de uma outra linguagem para compreendê-lo.”

Campanha “Defenda-se”, que trata da autodefesa de crianças contra o abuso sexual, faz parte da seleção

Entre os materiais já acessíveis estão as séries de vídeo da Campanha Defenda-se, que promove a autodefesa de crianças contra violência sexual, focando seu discurso para crianças entre 4 e 12 anos; a série Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar, voltado especialmente para educadores e gestores da educação infantil e outros serviços de atendimento à infância; e o documentário Territoriar: Ambientes Educativos Inspiram novas aprendizagens, que conta ainda com uma série de 10 vídeos, sendo desenvolvido para todos os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.

“Oportunizar que as crianças com deficiência visual e auditiva também tenham acesso às informações da Campanha Defenda-seem linguagem adequada e acessível sobre como identificar situações de abuso sexual assim como as formas de denuncia-la significa ampliar suas chances de se defender e interromper o ciclo de violência com mais autonomia. Da mesma forma, educadores e outros profissionais com alguma necessidade especial podem ter acesso a um material rico para elaborar planos de aula, projetos, ações pontuais, entre outros”.
Vinícius Ferreira, coordenador de comunicação do Centro Marista de Defesa da Infância.

CONFIRA ABAIXO A LISTA DE VÍDEOS EM SUAS VERSÕES ACESSÍVEIS!
Campanha Defenda-se: autodefesa de crianças contra a violência sexual
Libras: https://goo.gl/McLXr9
Audiodescrição: https://goo.gl/PvdnN7

Série de Vídeos Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar
Libras: https://goo.gl/B7mGrW
Audiodescrição: https://goo.gl/nsLqse

Documentário Territoriar: Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens
Libras: https://goo.gl/D6E8HM
Audiodescrição: https://goo.gl/bp86Pp

Série de Vídeos Territoriar: Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens
Libras: https://goo.gl/jQpniZ
Audiodescrição: https://goo.gl/AUab9w


Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade.

Sobre o Centro de Defesa da Infância – CEDIN
Criado em 2010, o Centro Marista de Defesa da Infância (CEDIN) é um importante projeto da Rede Marista de Solidariedade (RMS) na luta pela defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens do Paraná. Por meio de sua atuação com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), contribui para que crianças e jovens tenham seus direitos reivindicados com prioridade absoluta, conforme determina a Convenção Internacional Sobre os Direitos da Criança, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com sede em Curitiba (PR), o CEDIN tem atuação nacional e é já é reconhecido como referência em suas áreas de atuação. Saiba mais em: www.centrodedefesa.org.br


Texto: Reprodução/ Rede Marista de Solidariedade

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Edital da Funarte quer premiar, com R$ 300 mil, iniciativas de artes visuais em periferias urbanas e interior do Brasil

Coletivo comemora ‘Julho das Pretas’ dando visibilidade às mulheres negras de sua rede