Está disponível para download a íntegra do Relatório “O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental”. Ele foi produzido no âmbito do grupo de transição do Governo Federal, datado de dezembro de 2022 e já está sob posse do Ministério da Educação (MEC) para contribuir com o redesenho das políticas públicas da área.
O recente episódio de brutalidade contra crianças feridas e assassinadas no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC) fez com que diversas entidades que defendem os direitos da criança e do adolescente alertassem para a existência do documento que propõe diversas linhas de ação para enfrentar a violência e extremismo de direita nas escolas.
Dentre os diversos apontamentos, está a importância da educomunicação e da educação midiática. Essas práticas aparecem no relatório num contexto do desenvolvimento de uma educação crítica para a mídia, como forma de combater a desinformação e o negacionismo científico. Afinal, um consumo equivocado de informações que circulam na web, por exemplo, podem ser estratégias de alienação, recrutamento e formação de agressores(as) e homicidas.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO.
Comments
0 comments