No início de Julho, tive o prazer de participar de um projeto de educação para solidariedade da  Identidade PUCPR (Diretoria de Identidade Institucional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Itapejara d’Oeste (PR), quando pude conhecer um pouquinho dotrabalho da educadora Solange Bender Locatelli, que me apresentou um projeto incrível de arte-educação, cidadania e participação social de crianças, chamado “Arteando por aí”. Ele foi realizado ao longo de 2023.

👂🏽 Um projeto que nasce da escuta atenta ativa das infâncias

A pergunta norteadora, sobre a qual se desenvolve todo o projeto foi “O que tem de arte aqui em nossa região?”. Inicialmente, foram realizadas visitas a exposições artísticas locais e regionais, bem como uma expedição ao estúdio do artista Victor Zanotto, na cidade vizinha de Pato Branco (PR). A partir daí, meus amigos(as)… As crianças foram estimuladas a expressar suas ideias, dúvidas, sugestões e, certamente a colocarem a mão na massa! (Ou na tinta, rs) Muitas outras rodas de conversa, pinturas em papel, em mural, montagem de exposições, aulas expositivas, dialogais, pesquisas sobre artistas plásticos renomados(as) e práticas integradoras rolaram! Inclusive, teve mediação de construção coletiva de arte surrealista em parede da escola, com o artista visual Rodrigo Piasecki.

🎬 Registro audiovisual que encanta

A Regional da Sicredi, que atende a regiões do Paraná, Santa Catarina e a região metropolitana de Campinas (SP) produziu um vídeo que ajuda a resumir a proposta do projeto, ao mesmo tempo que valoriza a participação das crianças e depoimentos de quem esteve intimamente ligado com o processo. Está iniciativa está ligada ao “A União Faz a Vida”, que é o principal programa de educação do Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo (a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina), cujo objetivo é promover a construção e vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania. Assista abaixo!

 

📝 Sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

O projeto se mostra alinhado ao Ensino de Artes previsto pela BNCC para as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (código EF15AR04), no que diz respeito a “Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais”.

🥰 Criança feliz, educadora feliz!

A página da web que reúne maiores informações sobre o projeto, nos revela o que foi mais marcante em todo o projeto de arte-educação para a educadora. Solange relata que a surpresa e alegria da garotada em vivenciar experiências junto a uma diversidades de materiais, pessoas e espaços de aprendizado deixou tudo mais agradável para os(as) educandos(as).

O brilho nos olhos de cada criança em cada etapa do processo foi muito visível, mas quando estavam em interação com os artistas que fizeram atividades com a turma, foi mágico! Manusear em tinta, paredes, muros, papéis… As crianças, as famílias, a comunidade de aprendizagem engajaram muito bem; foi algo marcante demais este projeto. Se tornaram unidos e íntimos na união pela arte“, Solange Aparecida Venites Bender Locatelli.

Gratidão pela partilha, Sol!

Sei que a intensidade de atividades durante o tempo que estive aí não permitiu que a gente conversasse de forma mais aprofundada. No entanto, só tenho a agradecer por me mostrar o belo projeto que você liderou junto à criançada! Espero que esse post inspire e subsidie muitos(as) educomunicadores(as) e arte-educadores(as) a desenvolverem práticas inovadoras, artísticas e cidadãs com turmas da educação infantil!

📸 Fotos: Arquivo/ Solange Bender Locatelli.

Comments

0 comments

About Author /

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.