in

Dossiê interativo ajuda a entender importância das Unidades de Conservação na Amazônia

Documento sintetiza resultados de pesquisas recentes, com fotografias, mapas, tabelas e infográficos

Imagem: Reprodução/ Cristina Kashima.

O dossiê “Nosso patrimônio ameaçado: como as Unidades de Conservação na Amazônia estão em risco” pode ser um material bastante interessante para dialogar com adolescentes e jovens em oficinas de educomunicação socioambiental ou em aulas de Geografia e Biologia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ou que estejam mergulhando nos estudos do Ensino Médio.

Clique aqui para fazer o download.

O material ajuda a compreender qual a importância da Amazônia no contexto climático nacional e mundial logo no início do documento, que contém 48 páginas. Além de ser uma referência bastante interessante para educandos(as) da Região Norte do país também é essencial para moradores(as) de outros locais! Segundo o dossiê, a Amazônia abriga 342 mil indígenas: a maior parte das tribos brasileiras.

Os Estados que demonstram os piores cenários em suas Unidades de Conservação(UCs), o aumento do desmatamento e das queimadas na última década, os tipos de UCs e como a sociedade brasileira vêm reagindo em defesa da Amazônia são alguns dos assuntos tratados no dossiê.

A interatividade do documento é um dos pontos de destaque. O projeto gráfico é assinado pela designer Cristina Kashima pelo Estúdio Irà, que já realizou trabalhos para as revistas Época, Épóca Negócios, PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios, Auto Esporte, Superinteressante e Globo Rural. O arquivo PDF stá recheado de áreas clicáveis que levam o(a) leitor(a) a conteúdos complementares e convergentes, como reportagens, sites oficiais, pesquisas acadêmicas e a outras partes do documento – o que acelera e dinamiza a navegação e leitura.

O Dossiê “Nosso Patrimônio Ameaçado” é uma iniciativa do Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, com patrocínio da Gordon and Betty Moore Foundation e Norwegian Agency for Development Cooperation.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Corre pra fazer seu cadastro e receber exemplar da nova edição da Revista Viração em casa

Assista aos workshops do 8° Fórum da Internet no Brasil que trataram das interfaces infância, educação e uso seguro da internet