Em projetos e atividades de educação, sobretudo os de caráter mais educomunicativo propriamente dito, colocam seus envolvidos em diversos momentos de comunicação e construção coletiva de conhecimento. Entretanto, nem sempre o ecossistema comunicativo é equilibrado e saudável, justamente pela presença do que podemos classificar como ‘comunicação violenta’.

Para enfrentar esse problema, é preciso compreender a importância de uma comunicação não-violenta, como exercê-la na prática e quais são seus benefícios junto aos envolvidos(as).

Pra discutir um pouco sobre esse assunto com adolescentes e jovens, os vídeos abaixo podem ajudar bastante! Eles foram produzidos pela iniciativa ‘Comum’, um espaço de desenvolvimento humano para mulheres, onde temas delicados são tratados através de percursos de aprendizagem, textos, vídeos, cursos online, encontros e imersões.

A Giovana Camargo, uma das fundadoras da Comum é quem aborda o tema ‘comunicação não-violenta’ e ajuda a entender melhor a amplitude desse conceito. Os vídeos compõem a série audiovisual ‘#MinasQueManjam’, composta por mais de 30 produções!

Gostou dos vídeos? Então compartilha o link desse post com aquele(a) educador(a) que vai aproveitar bem esse post!

Comments

0 comments

About Author /

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.