O Memorial de Curitiba, localizado no centro histórico da capital paranaense, ficou completamente lotado para acompanhar a abertura do 2° Festival da Palavra, em Curitiba (PR), cuja atração principal foi a escritora mineira Conceição Evaristo. O evento aconteceu na noite de domingo (16/06/2024), com entrada gratuita, sob a realização da Fundação Cultural de Curitiba.

A seguir, preparamos uma lista ilustrada, com fotos e comentários dos principais momentos pra te contar um pouco de tudo o que rolou no evento!

📜 1. Homenagens de abertura

As artistas e atrizes Cleo Cavalcantty e Ingrid Bozza recitaram uma homenagem literária, em que exaltaram a biografia e a obra de Conceição Evaristo.

🎵 2. Trio de cantoras negras

Como parte das homenagens iniciais, as cantoras Katia Drumond, Rubia Divino e Janine Mathias entoaram canções ao som da percussão da Orquestra Onirê.

🥁 3. Conceição Evaristo colocando todo mundo pra dançar

Ao som dos atabaques e das canções em sua homenagem, a escritora se levantou e contagiou todas as convidadas especiais, que ocupavam as primeiras fileiras do local, a dançar! O sorriso e a alegria tomaram conta de todos(as) que participaram deste inusitado momento.

🎤 4. Mediação precisa da jornalista Aline Reis

Aline foi eleita, em novembro de 2023, como a jornalista mais admirada do sul do país pelo prêmio + Admirados(as) Jornalistas Negros(as) da Imprensa Brasileira. Logo no início da condução do evento, ela fez uma saudação especial às mulheres negras e afirmou “vocês são a cara de Curitiba”. Com leveza, bom humor e a sagacidade de uma leitora e jornalista que estudou e acompanha a trajetória da convidada, Aline conseguiu mesclar perguntas absolutamente instigantes sem deixar de perder a simplicidade e promoção de uma conversa inclusiva e gostosa de acompanhar.

✊🏿 5. O fenômeno Conceição Evaristo

A escritora não é só um fenômeno literário, mas de relacionamento com o público, de sensibilidade, de assertividade na comunicação, no uso das palavras, olhares e silêncios… Impossível não ficar atento(a) aos seus gestos, sorrisos, críticas, recomendações, reflexões e comentários. Uma presença marcante e sábia, sem apelar a determinismos e se mostrando inteiramente aberta ao diálogo e à expressão calorosa de suas opiniões e ideias.

📌 6. Espaço lotado demonstra a potência do público de leitores(as) e admiradores(as)

As galerias e parapeitos de todos os andares, as escadarias de alto a baixo e todo o pátio térreo do Memorial de Curitiba ficaram lotados pela multidão que compareceu ao evento, que era aberto ao público. Eu mesmo encarei o desafio de me deslocar por todos os espaços possíveis para garantir ângulos e cenas diferentes na composição das fotografias. E valeu muito à pena!

🚩 7. Presença de autoridades, lideranças e movimentos sociais

A vereadora Giórgia Prates (PT – Curitiba); a ex-ouvidora geral da Defensoria Pública do Paraná e membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB PR, Santa de Souza; a jornalista cofundadora do coletivo Parafuso Educomunicação, Juliana cordeiro; a pesquisadora, socióloga, educadora e doutoranda, Andressa Ignácio; a membro da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Coordenação Social e Público do Marista Brasil, Rai Caldas Barbosa; a escritora, cantora e instrumentista Jô Macário; a pesquisadora do jornalismo literário e doutoranda em Comunicação da UFPR, Cintia Silva; a assessora de igualdade racial de Curitiba, Marli Teixeira, dentre outras incontáveis e talentosas mulheres negras foram presença fecunda no evento!

👁‍🗨 8. Recitação de Olhos D’água

Quem esteve presente conseguiu escutar a própria Conceição Evaristo recitando uma de suas brilhantes obras: Olhos d’água! Um privilégio e, ao mesmo tempo, uma lembrança que fica incrustrada em nossos corações e mentes. Conheça e adquira a obra completa aqui, pela Pallas Editora.

💬 9. Pautas que edificam, encantam e formam

Conceito de “escrevivências”, processo criativo, ficção versus realidade, livros que está lendo, projetos futuros, composição de contos eróticos, participação de mulheres negras na literatura e na produção de romances, busca de inspiração, processos de observação e desafios da carreira foram alguns exemplos dos assuntos que permearam a conversa.

📸 10. Álbum aberto

Acesse a íntegra do álbum fotográfico online com todas as imagens que produzimos durante evento. Se for utilizá-las sem solicitar permissão, não se esqueça de dar os créditos a “Diego Silva Alves/ Universo Educom” ou de marcar o Instagram “@universoeducom” e “@diegohcom“.


Vivências pessoais

Tá curioso pra saber da minha experiência com o evento? Em breve, quero contar tudo pra vocês lá no meu site pessoal! Em qual bar eu fui parar antes do evento, quais os desafios de fotografar a atividade, qual a minha conexão com as pautas discutidas, quais amigos(as) reencontrei por lá…


Curta o post no Instagram e fortaleça o nosso trabalho!

Comments

0 comments

About Author /

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.