‘Devir Educom’ recebe prêmio nacional por projeto educomunicativo

O Instituto Devir Educom foi agraciado com o Prêmio Nacional Mariazinha Fusari de Educomunicação 2024, pelo projeto ‘Memórias em Rede’, que promove o protagonismo de crianças e jovens em Santos (SP). A premiação aconteceu no 10º Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizado na Universidade de Brasília (UnB), reconhecendo o projeto na categoria ‘Ação Institucional’. Criado em 2002 pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP, o prêmio é pioneiro no país e celebra iniciativas de excelência em pesquisa, ação profissional e institucional no campo da Educomunicação.

“É o reconhecimento de anos de dedicação e amor à Educomunicação, que temos realizado com crianças e jovens em Santos desde 2018”, afirmou Andressa Luzirão, presidente do Devir Educom.

O projeto ‘Memórias em Rede’ realiza oficinas jornalísticas lúdicas que unem multimídia, debates e rodas de conversa. Essas atividades criam espaços de participação e cidadania, conscientizando os participantes sobre o direito à comunicação e à informação. “Nosso objetivo é ampliar a consciência social e fortalecer os jovens como cidadãos ativos e expressivos”, destacou Andressa.

Jovens integrantes do projeto participaram do evento em Brasília, onde compartilharam experiências e produziram conteúdo jornalístico em uma ‘sala de imprensa’ especial. A oportunidade foi marcante, com relatos emocionados sobre a troca de saberes e as atividades vivenciadas, como encontros com outros projetos de Educomunicação e visitas ao Palácio dos Três Poderes.

O prêmio também foi possível graças ao apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos, que financiou a viagem. Segundo Filipe Rezende, presidente do CMDCA, o reconhecimento reflete o impacto transformador do projeto. “O Devir tem sido uma referência na Baixada Santista, inspirando jovens a exercerem sua cidadania”, afirmou.

Além do apoio institucional, o projeto conta com colaboração da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Por meio de técnicas educomunicativas como escrita criativa, podcasts e vídeos, os jovens desenvolvem senso crítico e fortalecem laços comunitários, alinhados ao conceito de “bem-viver”.

 

Repercussão nas emissoras locais

O reconhecimento recebido pelo Devir Educom ganhou espaço na mídia regional, como nos principais telejornais: o Jornal da Tribuna – 1ª Edição, da TV Tribuna (afiliada da TV Globo) e do Bom Dia Cidades, da TV Santa Cecília (ligada à Universidade Santa Cecilia).

O ‘Memórias em Rede’ segue transformando vidas e fortalecendo a Educomunicação no Brasil. Para mais informações, acesse www.devireducom.org.br ou as redes sociais do Instituto Devir Educom.


Com informações do site da Prefeitura de Santos e do Instagram do Instituto Devir Educom.

Comments

0 comments

About Author /

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Start typing and press Enter to search