Consultor da Unesco discute importância da educação midiática e uso de celulares em escolas
A Rádio Band News FM disponibilizou em seu canal de Youtube, a íntegra da entrevista com Alexandre Sayad, sobre o tema “Como capacitar jovens e crianças a fazerem bom uso dos celulares?”. Sayad é jornalista, pesquisador, apresentador do programa Idade Mídia (Canal Futura) e consultor da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Alexandre Sayad.
Regulamentação do uso de celulares nas escolas vira pauta entre diferentes públicos
De acordo com reportagem publicada no site do Senado Federal, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, em Outubro de 2024, um substitutivo ao projeto de lei (PL 104/15) que proíbe o uso de telefone celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas. Desde então, a discussão sobre uso dos celulares em sala de aula ganhou ampla repercussão midiática e tem fomentado discussões entre educadores(as), pedagogos(as), famílias e os(as) próprios(as) estudantes.
Sobre aprender a utilizar os os dispositivos móveis de maneira saudável e crítica
Durante a entrevista, uma das análises mais impactantes, está no momento em que o entrevistado defende a educação midiática como um caminho para fomentar que adolescentes e jovens façam um uso seguro, responsável e benéfico das tecnologias.
“Agora, com esse mundo digital com inteligência artificial, a educação midiática é fundamental. Não é uma educação instrumentalista para a tecnologia. Ela não prepara você para usar o celular. Ela prepara você para usar com ética, ela prepara para você para saber analisar, ler, compreender as linguagens, os signos da mídia, entender o que é uma fonte e o que não é, e também entender o impacto da tecnologia no seu dia a dia (…)”, defende Alexandre Sayad.
A entrevista foi cencida aos jornalistas e âncoras Renan Sokevicius e Pedro Dobal e teve duração de, aproximadamente, 15 minutos. | Imagens: Reprodução/ Band News FM.
Comments
0 comments