Estão abertas as inscrições para o V Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação. Neste ano, o tema é “Vidas em risco e crise climática”.  De acordo com a Organização do evento, a escolha dessa temática é inspirada na fala do Secretário-Geral da ONU, António Guterres:

“Temos de acabar com esta guerra contra a natureza (…) e trabalhar juntos entre governos, sociedade civil e setor privado para garantir um futuro sustentável para todos.”

O Congresso será composto por conferências, mesas redondas, Grupos Temáticos (GTs) e minicursos. Visite o site do evento para acessar a programação, as regras/ orientações de submissões, templates de trabalhos e a lista dos GTs aprovados.

 

GT específico para a Educomunicação

O congresso terá 72 Grupos de Trabalho. Dentre eles, há o de Educomunicação, Tecnologias e Cultura Digital; este GT é coordenado pelos(as) pesquisadores(as) Graziela Fatima Giacomazzo, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Patricia Jantsch Fiuza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e por Rafael Gué Martini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


Conheça as principais informações sobre o Grupo de Trabalho

Objetiva-se colocar em debate os trabalhos que problematizem Educomunicação, Tecnologias e Cultura Digital em relação aos estudos teóricos, práticas, desenvolvimento tecnológico e a produção do conhecimento científico. Este Grupo de Trabalho tem por objetivo explorar e discutir o papel da educomunicação e da educação midiática na abordagem das questões de vidas em risco, da crise climática e da escola. Focaremos em como os processos de comunicação e educação podem contribuir para a conscientização, ação e mitigação dos impactos sociais, ambientais e humanos da atualidade.

Tema central do GT: Educomunicação, Tecnologias e Cultura Digital. Educomunicação e Educação Midiática na Escola e na Mitigação de Riscos e Impactos Humanos na Crise Climática. Formação de Professores na Cultura Digital. Letramento Digital. Competência Digital.

Quadro(s) teórico-metodológico(s): Teorias da Educação, do Currículo e da Formação de Professores. Perspectivas Filosóficas e Sociológicas da Tecnologia. Teoria da Educomunicação, da Educação Midiática, da MídiaEducação; Teoria da Comunicação para Mudança Social; Abordagem de Comunicação e Educação Participativa; Teorias da Aprendizagem; Perspectivas Críticas da Mídia; Jornalismo Ambiental. Competência Digital.

Diretrizes gerais: O GT contemplará diferentes tipos de trabalhos, tais como: discussões teóricas; discussões teórico-analíticas; resultados de pesquisa e resultados de projetos de ensino e extensão que contemple a temática proposta no GT.

Ementa: Educação e Tecnologias no âmbito do Ensino Superior e da Educação Básica; Políticas Públicas; Programas e Ações em Tecnologias e Educação, Educação Digital; Formação de Professores; Inteligência Artificial na Educação. Educomunicação e Educação Midiática; Mobilização, inclusão e transformação social e escolar; Educomunicação ambiental e climática; Cultura Digital; Cidadania comunicativa e letramento digital. Competência Digital.

Palavras-chave:
Teorias da Educação, do Currículo e da Formação Professores; Perspectivas Filosóficas e Sociológicas da Tecnologia; Teoria da Educomunicação, da Educação Midiática, da Mídia-Educação; Teoria da Comunicação para Mudança Social; Abordagem de Comunicação e Educação Participativa; Teorias da Aprendizagem; Perspectivas Críticas da Mídia; Jornalismo Ambiental.

Conheça o cronograma de inscrições pelo site oficial do Congresso. | Foto: Reprodução/ Instagram @iberounesc

 

Como fazer a inscrição

Acesse o site oficial do evento e clique na opção “Inscrição”, no menu superior. Também é possível acessar diretamente a página do Congresso no Even3 e realizar sua inscrição por lá. Os valores variam a depender da modalidade em que o(a) inscrito(a) se encaixa. Confira os preços na tabela abaixo:

Comments

0 comments

About Author /

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.