Atrás das bancadas do Jornal matinal da rádio Band News FM e do Jornal da Band, exibido diariamente à noite na TV Bandeirantes, nem sempre era possível ter contato com as diferentes facetas do jornalista Ricardo Boechat. Pensando nos(as) adolescentes, jovens e educadores(as) que acompanham o portal Universo Educom e que, eventualmente, não tenham acompanhado o trabalho ímpar do jornalista, selecionamos vídeos divertidos, curiosos e que mostram aspectos muito interessantes sobre o profissional quando ele não estava como âncora no jornalismo. São vídeos que, dentre outras coisas, ajudam a revelar um pouco mais do seu modo de pensar e de existir no mundo.


1. Boechat em papo descontraído no canal de Youtube ‘Game Over’
Jornalista revela momentos engraçados que viveu na profissão


2. Boechat é entrevistado no programa Agora é Tarde, por Rafinha Bastos
Jornalista conversa sobre a carreira, o pioneirismo da Band em debates políticos e sobre a mediação desses debates no decorrer do tempo. O vídeo abaixo é uma edição condensada da entrevista. A íntegra do programa, com todos os outros quadros pode ser assistido aqui.


3. Boechat conversa com estudante do ensino médio e faz revelações incríveis
Gianpaolo Affonso Roso consegue declarações muito francas sobre o editorial do Grupo Bandeirantes lido por Boechat na ocasião da condenação do ex-presidente Lula e a relação entre sua opinião própria e a manifestação da opinião da empresa onde trabalha.


4. Boechat fala ao canal 8 minutos, projeto do humorista Rafinha Bastos
Longe das estruturas da TV, o jornalista rendeu duas edições do quadro “8 minutos”. A parte 1 está logo abaixo e a parte 2 pode ser assistida clicando aqui [https://www.youtube.com/watch?v=GGIO5NySERI].


5. Boechat comenta a experiência de ter dublado o “Boi Chá” no filme Zootopia
Ao lado de Monica Iozzi, os dois respondem às perguntas do canal de youtube Pipoca de Pimenta. Coisa mais linda é ver o jornalista feliz da vida por ter, àquela altura da vida, dublado um filme da Disney e deixado esse legado para público infantil e de tantas outras idades, inclusive das suas filhas pequenas.


6. Um bate-papo sobre fake news com o site Veja.com
Conversa durou aproximadamente meia hora e faz parte do projeto que traz as famosas “páginas amarelas” da Revista Veja para o Youtube, o “Amarelas Ao Vivo”.


7. Boechat é entrevistado pelo seu colega de bancada na rádio, Eduardo Barão
Projeto do jornalista Eduardo Barão, de entrevistar grandes personalidades do rádio brasileiro, teve como primeiro convidado o jornalista Ricardo Boechat. Além da exibição no canal, o Jornalismo da Band também exibiu o material na Band News TV, como um programa especial.


8. Lendo tuites ácidos e carinhosos de ouvintes
Em cinco minutinhos ele tenta desvendar o que algumas pessoas quiseram dizer com certas tuitadas, agradece aos elogios e reage calmamente aos haters. Spoiler do bem: tem ele comentando tweet da banda Jota Quest e do Marcelo Falcão, d’O Rappa 😉


9. Entrevista concedida ao canal de Youtube ‘3 Pontos’
Boechat conta o que pensa sobre o uso das novas tecnologias pelas mídias tradicionais, comenta as manifestações de 2013 e o processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016. A primeira parte do material está logo abaixo e a segunda pode ser assistida aqui.


10. Cátia Fonseca relembrou a participação dele no Melhor da Tarde
Com a triste notícia da morte do jornalista, o Melhor da Tarde levou ao ar os melhores momentos da participação do Boechat, exibida em 2018.

 

 


Uma perda para o jornalismo e para a sociedade
Boechat faleceu recentemente, na última segunda-feira (11/02/2019), vítima de um trágico acidente na rodovia Anhanguera, em São Paulo (SP). O helicóptero perdeu o controle e caiu na rodovia atingindo a frente de um caminhão que havia acabado de sair de uma praça de pedágio. Ricardo Boechat e o piloto do helicóptero, Ricardo Quattrucci, morreram na hora. O motorista do caminhão, João Aldroaldo Tomackeves, de 52 anos, teve apenas ferimentos leves. Até o momento da redação e publicação desta matéria, as causas do acidente ainda não haviam sido especificadas.

Comments

0 comments

About Author /

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.