in

Vídeo do projeto ‘Vida da Criança’ aborda como identificar e enfrentar o bullying

Arte: Divulgação/ Portal Vida da Criança
Arte: Divulgação/ Portal Vida da Criança

Para desenvolver um ecossistema comunicativo saudável, que a educomunicação busca promover, é preciso que os(as) envolvidos(as) sejam incentivados(as) a um comportamento de respeito e boa convivência. Portanto, qualquer prática de violência deve ser devidamente identificada e enfrentada. A prática do bullying em ambientes de educação, portanto, é uma prática que torna conflituoso o espaço educativo e precisa de encaminhamentos adequados.

O projeto Vida da Criança criou um canal no Youtube e uma página na web para disseminar vídeos com orientações de especialistas sobre educação, saúde e cuidados básicos com crianças e pré-adolescentes de até 11 anos de idade. E um desses vídeos é o que você pode assistir logo abaixo, que trata sobre o bullying. Nele, a psicóloga Renata Miranda Ianni alerta, por exemplo, que a mudança de comportamento é um dos principais fatores para identificar que a criança pode estar sofrendo ameaças e violência.

O portal Universo Educom já publicou três conteúdos especiais sobre o assunto! Teve uma lista com inúmeras cartilhas livros e revistas que tratam sobre bullying, para você se abastecer de informações; um kit de materiais de formação para educadores(as) e outro kit específico para trabalhar o tema com adolescentes. Se quiser se aprofundar mais, não deixe de acessar!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Educar para a leitura crítica da mídia e lutar para que ela seja mais democrática

Baixe o kit de publicações do projeto ‘Jovens Leitores em Ação’