in

Primeira edição do Congresso ‘Teias’ vai reunir, no Rio de Janeiro, 4 eventos educacionais num só

O 1° TEIAS, congresso que reunirá quatro eventos na área educacional, será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), nos dias 20 e 21 de Julho de 2017. O evento é uma correalização do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos (LINC-Design), vinculado ao PPG-Design da PUC-Rio, do grupo de pesquisa ‘Livros, materiais, recursos e novas tecnologias em contextos de ensino aprendizagem’, vinculado ao Departamento de Letras da PUC-Rio, do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED), vinculado à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, e do grupo de pesquisa ‘Educação para as Mídias em Comunicação (educ@midia.com)’, vinculado ao PPG Mídia e Cotidiano da UFF.

A programação completa vai contar com oficinas, apresentação oral de trabalhos, apresentação de pôsters, mesas redondas e sessões plenárias, quepodem ser conferidas no site oficial do evento.


Os 4 eventos

6° SILID │ Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira

5° SIMAR │ Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos

3° SETEPS │ Seminário de Tecnologias Educacionais em Saúde

1° SEDUC@MIDIA.COM │ Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação

 


Inscrições
Professores(as) da rede pública não pagam nada se levarem um comprovante da sua condição profissional. Estudantes de graduação e de pós-graduação pagam R$ 70,00; professores(as) que não são da rede pública, pesquisadores(as) e interessados(as) em geral pagam R$90,00. Para efetuar o pagamento, acesse o site do evento.

 


Os 4 Eixos Temáticos

Educação especial e pluralidade cultural
Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, tecnologias e mídias, com propósitos didáticos, que favoreçam a leitura e a escrita no âmbito da educação especial e multicultural, em situações de ensino-aprendizagem. Visa-se discutir o papel dos agentes mediadores da leitura e da escrita, da proposta autoral à recepção, na inclusão e na constituição das identidades em espaços formativos.

Educação para as mídias em Comunicação
Experiências sobre pesquisas, práticas, materiais, recursos, mídias e tecnologias com propósitos didáticos, que favoreçam o letramento midiático, como processo de construção crítica da sociedade. Visa-se discutir o papel formador das mídias sociais e dos agentes mediadores de sua leitura e escrita, em situações de ensino-aprendizagem em espaços formativos.

Gêneros discursivos e multimodalidade em livros, materiais e recursos didáticos
Experiências e reflexões sobre práticas com o uso de gêneros em contextos de sala de aula, focando os papéis dos professores, alunos, editores, escritores, ilustradores, designers e outros, desde a proposta autoral até a recepção de livros, materiais, recursos e tecnologias, com propósitos didáticos. Visa-se a troca de experiências sobre a construção e compreensão de significados por meio de vários modos de linguagem, com foco no multiletramento, e por meio de distintos gêneros discursivos na relação texto-suporte-imagem.

Educação Audiovisualde professores e pesquisadores. Visa-se a troca e a problematização teórico/prática de experiências de educação audiovisual, no espaço escolar e fora dele, como em oficinas e cineclubes, além de discutir seu potencial como um dispositivo de discussão e luta relativo a atravessamentos como raça, gênero e classe social.


Para mais informações, acesse o site oficial do evento ou acompanhe as postagens do Facebook do Teias!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Estão disponíveis para download os trabalhos do 7° Seminário de Informática na Educação

Publicação da Unesco ajuda a trabalhar a EDS – Educação para o Desenvolvimento Sustentável