in

Onde buscar informações sobre democratização da comunicação?

Arte: Divulgação/ FNDC

Na Semana em que se comemora o Dia Nacional pela Democratização da Comunicação, o portal Universo Educom preparou uma série de conteúdos pra ajudar você a compreender melhor esse assunto e trabalhá-los em sua oficina ou sala de aula.

Pra começar, estamos listando os canais de comunicação onde você pode buscar informações recorrentes sobre a atuação das principais organizações que defendem e promovem a democratização da comunicação no país. Bora visitar os sites e dar follow das redes sociais?!

 


Artigo 19

“A ARTIGO 19 é uma organização não-governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo. Seu nome tem origem no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

Com escritórios em nove países, a ARTIGO 19 está no Brasil desde 2007, e desde então tem se destacado por impulsionar diferentes pautas relacionadas à liberdade de expressão e informação. Entre as quais, estão o combate às violações ao direito de protesto, a proteção de defensores de direitos humanos e comunicadores, a descriminalização dos crimes contra a honra, a elaboração e a implementação da Lei de Acesso à Informação, e a construção e defesa do Marco Civil da Internet.

Contando com especialistas de diferentes campos, a organização atualmente se divide em quatro áreas: Acesso à Informação, Centro de Referência Legal, Direitos Digitais e Proteção e Segurança”.

Site | Facebook | Twitter | Instagram


Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa ‘Barão de Itararé’ se soma a outras entidades e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país. Entre outros objetivos, ele concentrará as suas atividades em cinco eixos centrais:

– Contribuir na ampliação da militância na luta pela democratização da comunicação;
– Fortalecer os fóruns existentes e incentivar novos espaços de atuação;
– Reforçar as mídias alternativas, comunitárias e públicas;
– Investir na formação dos novos comunicadores;
– Aprofundar os estudos sobre o papel da mídia na atualidade.

Site | Facebook | Twitter | Instagram


Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

“A democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. É a partir desse pressuposto que, desde os anos 1990, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) congrega entidades da sociedade para enfrentar os problemas da área no país. São mais de 500 filiadas, entre associações, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais e coletivos que se articulam para denunciar e combater a grave concentração econômica na mídia, a ausência de pluralidade política e de diversidade social e cultural nas fontes de informação, os obstáculos à consolidação da comunicação pública e cidadã e as inúmeras violações à liberdade de expressão”.

Portal | Facebook | Twitter | Issuu


Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

“O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil.

Para o Intervozes, o direito à comunicação é indissociável do pleno exercício da cidadania e da democracia: uma sociedade só pode ser chamada de democrática quando as diversas vozes, opiniões, culturas e raças que a compõem têm espaço para se manifestar.

O coletivo é formado por ativistas e profissionais com formação e atuação nas áreas de comunicação social, direito, arquitetura, artes e outras, distribuídos em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Cada associada e associado do Intervozes é, ao mesmo tempo, promotor(a) de ações locais e colaborador(a) na formulação e realização de estratégias nacionais adotadas pelo coletivo”.

Site | Facebook | Twitter | Flickr | Blog no portal da revista Carta Capital


Para Expressar a Liberdade

“A campanha ‘Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo’ é uma iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e nasceu da mobilização de dezenas de entidades do movimento social brasileiro reunidas em São Paulo, no dia 4 de maio de 2012, durante o Seminário Desafios da Liberdade de Expressão.

Site | Facebook


Renajoc – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as)

“A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as) foi criada em abril de 2008 no I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as) promovido pela ONG Viração Educomunicação, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude.

Desde então, a RENAJOC participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação, fazendo coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e integrando debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação”.

Site | Facebook | Twitter | Issuu

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

10 vídeos para entender o que está em jogo com a democratização da comunicação