in ,

O que foi notícia na imprensa sobre educomunicação em Abril de 2017

Nosso portal foi à busca do que anda sendo publicado na web sobre educomunicação e os principais destaques encontrados estão listados logo abaixo, por ordem cronológica.

Os critérios para a seleção do conteúdo foram relevância nacional, relevância internacional, representação da diversidade regional de iniciativas educomunicativas e multimidialidade (se o conteúdo além de ser textual também traz fotos, vídeos ou outros recursos enriquecedores).

Se você identificou alguma outra publicação relevante que não está em nossa lista, por favor, poste-a nos comentários desta página, para que todos possam ver! Aproveite para compartilhar o link com aquele profissional, pesquisador ou educador(a) que ama ficar ligado em tudo que acontece no campo da educomunicação 😉


03/04/2017
Projeto fortalece a atuação em redes da juventude rural no semiárido cearense

Inspirada nessa ideia e em iniciativas de países da América Latina e Caribe, como Colômbia e El Salvador, jovens rurais de quatro territórios do estado do Ceará se reuniram, de 27 a 29 de março, em Fortaleza (CE). Eles assumiram o desafio de promover um espaço de construção coletiva para a criação de uma rede de jovens do Semiárido cearense.

Leia a matéria completa na Agência Jovem de Notícias.


03/04/2017
Programa de ONG educacional alcança mais 3 municípios do Ceará

Um método de ensino para além da sala de aula, provocando temáticas chave como Educomunicação, Incentivo à Leitura, Educação Ambiental, Saúde, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Família na Escola. Essas são as principais vertentes trabalhadas no Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Instituto Brasil Solidário (IBS). No Ceará, já vem dando muito certo em municípios como Crateús e Tamboril.

Leia a matéria completa na Tribuna do Ceará.


03/04/2017
Adolescentes da periferia de Curitiba debatem racismo e representação do negro no cinema

Durante a atividade, foi debatido o significado da palavra“estereótipo” e seus impactos na vida diária da própria comunidade. Também foram assistidos trechos de duas produções: Menino 23 (2016), documentário nacional, dirigido pelo cineasta Belisário Franca e o clássico Amistad (1997), produção norte-americana de Steven Spielberg, no intuito de trazer, por meio dos filmes, uma perspectiva histórica do racismo institucional.

Leia a matéria completa no portal da Parafuso Educomunicação.


04/04/2017
Projeto Biizu oferece oficinas de comunicação em Santarém e Alter do Chão

Projeto Biizu desembarcou no munícipio de Santarém, no oeste do Pará, na segunda-feira (3) para oferecer aos jovens, oficinas gratuitas de comunicação nas áreas de produção cultural, elaboração de projetos, fotografia e mídias digitais e projeto gráfico. Para cada atividade foram ofertadas 25 vagas. As oficinas acontecem em Santarém e na vila de Alter do Chão.

Leia a matéria completa no portal G1 Santarém e Região.

 


06/04/2017
Campo do Tenente assina o Termo de Adesão com Gazeta do Povo, Projeto Ler e Pensar

A Secretária Municipal de Educação Marilene Aparecida Hornick na data do dia 04/04 assina mais um ano o termo adesão do Município para trabalhar o Projeto da Gazeta do Povo nas Escolas Municipais. Segunda a reportagem da Gazeta do Povo da edição 247. O Ler e Pensar é um projeto de leitura que pode ser desenvolvido em todas as disciplinas escolares e se fundamenta no conceito da Educomunicação.

Leia o conteúdo completo no portal Click Paraná.


07/04/2017
Ato mobiliza comunidade contra extermínio de jovens negros em Belém

O dia primeiro de abril é considerado por muitas pessoas como o dia da mentira, mas para a comunidade do Barreiro, localizada na Região Metropolitana de Belém, a violência está longe de ser um simples boato. Na comunidade do Barreiro a violência, assim como suas vítimas, é real.

Por isso, a Agência de Notícia Jovens Comunicadores da Amazônia promoveu o seu segundo “Ato contra o Extermínio da Juventude Negra na comunidade”, no último sábado, dia 1 de abril. O evento reuniu dezenas de pessoas no bairro e percorreu várias ruas com a parceira da Pastoral do Menor, pertencente à Paróquia São Benedito.

Leia a matéria completa na Agência Jovem de Notícias.

07/04/ 2017
Escola pública de Beberibe recebe programa de incentivo educacional
Programa que desenvolve atividades educacionais é promovido pelo Instituto Brasil Solidário.

Nos últimos três dias, terça (4), quarta (5) e quinta-feira (6), alunos do Ensino Fundamental e Médio de Beberibe participaram de palestras, oficinas e seminários nas áreas de Incentivo à Leitura, Educomunicação, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Saúde e Empreendedorismo.

Leia a matéria completa no portal G1 Ceará.


10/04/2017
#MeuProfessorRacista conta histórias que não vão parar nas estantes

No início do mês, a hashtag #MeuProfessorRacista se popularizou nas redes sociais. A iniciativa partiu da página Ocupação Preta, que busca das visibilidade a casos de discriminação racial nas instituições de ensino. A campanha chegou a ficar em 9˚ lugar nos Trending Topics do Twitter.

Leia a matéria completa na Agência Jovem de Notícias.


13/04/2017
ABPEducom participa de seminário “Crianças e adolescentes na era digital: novas perspectivas para as políticas públicas”

A ABPEducom participou do seminário “Crianças e adolescentes na era digital: novas perspectivas para as políticas públicas”, promovido, no dia 4 de abril de 2017, na sede do CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil, em São Paulo, num trabalho articulado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef e da SaferNet Brasil, com apoio do Instituto Alana.

Leia a matéria completa no site da ABPEducom.


16/04/2017
Oficina em evevnto de educação ambiental é promovida com apoio da Parafuso Educomunicação

Além de apresentar um trabalho científico, a Parafuso Educomunicação também terá representação nas oficinas do 16° Encontro Paranaense de Educação Ambiental, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O coletivo foi selecionado, em parceria com o portal Universo Educom, para mediar a oficina ‘Produção de Revista Digital – Cobertura do EPEA 2017’.

Leia a matéria completa no portal da Parafuso Educomunicação.


19/04/2017
Instituto Albanisa Sarasate e Instituto Cuca lançam O POVO Educação 2017
O programa é alicerçado em três correntes da educação: educomunicação, gestão de conhecimento e educação para a formação integral

Neste ano, o projeto Correspondentes O POVO conta com 102 estudantes e 39 escolas: 36 deles vindos de 18 escolas particulares e 66 estudantes vindos de 21 escolas públicas da Capital e da Região Metropolitana. Destes, 30 estudantes estão diretamente ligados aos Cucas, sendo 10 de cada uma das três sedes, localizadas nos bairros Mondubim, Barra do Ceará e Jangurussu.

Leia a matéria completa no portal O Povo Online.


25/04/2017
Seduc recebe 31 pedidos de escolas interessadas em desenvolver projetos

Criado para estimular os estudantes a produzirem conteúdo por meio de recursos tecnológicos, o programa Educomunicação funciona em 131 escolas da rede estadual de Mato Grosso. Neste ano, o Núcleo de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) recebeu 31 pedidos de unidades interessadas em dar início à iniciativa.

Leia a matéria completa no portal Cenário MT.


27/04/2017
Com associada da ABPEducom, Educomunicação marca presença em projeto ‘Ecossistema Costeiro — Educação em Ambientes Informais’

O projeto Ecossistema Costeiro – Educação em Ambientes informais, coordenado pelo Prof. Dr. Flavio Berchez, do Instituto de Ciências Biológicas e Parque CienTec da USP, realizou com professores de quatro escolas públicas do Município de Ubatuba, o treinamento da Trilha das Mudanças Climáticas Globais(dia 21 de março). Associada da ABPEducom, Dra. Carmen Gattás participou do treinamento, dialogando com os professores sobre a Educomunicação.

Leia a matéria completa no portal da ABPEducom.


28/04/2017
Mobilização Nacional Indígena: projeto educomunicativo de 25 artistas pelas demarcações territoriais

Como parte de um movimento por direitos e demarcações territoriais, a organização Mobilização Nacional Indígena publicou nesta segunda-feira (24) o vídeo denominado “Demarcaçãoja!”

Na ação, pelo menos 25 artistas fazem uma homenagem aos povos indígenas do Brasil, pelo direito, pelo direito à terra e pelo direito à vida. Nos cinco primeiros dias de exibição “Demarcaçãojá!” alcançou mais de cem mil visualizações.

Leia a matéria completa no portal da ABPEducom.


28/04/2017
Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus

Para que isso aconteça, não basta liberar o uso do celular para que eles façam videoselfies. Cabe aos educadores orientar produções com objetivos de aprendizagem claros, que podem envolver conhecimentos interdisciplinares e outras competências, como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade.

Acesse o conteúdo completo no blog Tecnologia na Educação, da Revista Nova Escola.


Data indeterminada
É tudo mentira! (ou quase tudo)

Há uma epidemia de notícias falsas e elas estão tendo mais influência do que nunca. Se antes os boatos e as meias-verdades se restringiam a veículos sensacionalistas, hoje elas dominam a internet e podem influenciar até eleições presidenciais, como a de Donald Trump nos Estados Unidos. Nascidas em sites especializados em criar os factoides, elas chegam ao público pelas redes sociais.

Leia o artigo completo no portal da Revista Nova Escola.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Jogo online ‘Aventura nas Águas’ ajuda a conscientizar sobre água e sustentabilidade

Baixe as apostilas da Campanha ‘Chega de Bullying’ para educadores(as)